Artur Luiz Andrade   |   09/12/2022 11:52
Atualizada em 09/12/2022 12:03

Ex-presidente da Embratur será ministro da Justiça de Lula; Turismo aguarda

Presidente eleito, Lula ainda não anunciou nome para o Turismo


AgênciaSenado/FlavioDinoOficial
Flávio Dino em campanha pelo Senado. Foi eleito para oito anos de mandato, depois de governar o Maranhão
Flávio Dino em campanha pelo Senado. Foi eleito para oito anos de mandato, depois de governar o Maranhão

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva prepara-se para seu terceiro mandato no comando do Brasil e já anunciou os cinco primeiros nomes de seu ministério. O PT ficou com duas pastas: Fazenda, com o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad (também ex-candidato à presidência da República), e Casa Civil, com Rui Costa, governador da Bahia.

José Mucio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União será o ministro da Defesa e Mauro Vieira, ex-chefe do Itamaraty na gestão Dilma Rousseff, o ministro das Relações Exteriores.

O ex-presidente da Embratur, ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino, será o ministro da Justiça. Dino é do PSB, deixa importante para saber nas mãos de quem a pasta do Turismo irá cair.

Flávio Dino foi presidente da Embratur em 2011, no governo Dilma, e se reportou aos ministros do Turismo Pedro Novaes e Gastão Vieira, ambos do Maranhão. A relação delicada com o último, aliás, ficou famosa no setor.

PANROTAS / Emerson Souza
Dino quando foi presidente da Embratur
Dino quando foi presidente da Embratur
Geralmente a indicação para o Turismo fica para o fim das negociações com os partidos, mas alguns analistas acreditam que um ministério para o PSB seria suficiente. De qualquer forma, qualquer nome do comitê de transição do Turismo poderia ser candidato ao posto – dos ex-ministros Marta Suplicy e Luiz Barretto, aos parlamentares Felipe Carreras e Marcelo Freixo, aos secretário Arialdo Pinho, do Ceará. Confira quem faz parte.

Um parlamentar (ou ex-parlamentar) deve ser a opção de Lula, para que o trânsito com o Congresso seja facilitado. Nas secretarias e na Embratur esperam-se nomes mais técnicos, que voltem a fortalecer o Ministério do Turismo e sua relação com a indústria.

Vale lembrar que em 2023 o Ministério do Turismo completa 20 anos. Foi criado por Lula em 2003, seu primeiro ano no primeiro mandato. O primeiro ministro foi Walfrido dos Mares Guia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.