Karina Cedeño   |   22/07/2025 11:11

Club Med confirma Stéphane Maquaire como novo presidente e CEO global

Executivo assume com missão de acelerar expansão internacional e manter identidade da marca


Divulgação
Stéphane Maquaire
Stéphane Maquaire

O Conselho de Administração da Club Med Holding anunciou ontem (21) a nomeação de Stéphane Maquaire como presidente e CEO da Club Med Holding, com efeito imediato. O nome de Stéphane já tinha sido adiantado pela imprensa internacional, como repercutimos aqui no Portal PANROTAS na última semana.

Com base na recomendação de Henri Giscard d’Estaing, o processo de sucessão e avaliação da Club Med identificou Maquaire como o candidato mais qualificado para liderar a empresa em uma nova fase de crescimento lucrativo. Ele comandará a Club Med Holding baseado em Paris, visando garantir a preservação da identidade e dos valores franceses que estão no coração da marca.

Formado pela École des Ponts et Chaussées, Stéphane Maquaire iniciou sua carreira na Arthur Andersen antes de ingressar na Unibail-Rodamco e, posteriormente, na Monoprix, onde liderou uma transformação que envolveu o reposicionamento da marca para o segmento premium, aceleração digital e forte foco em desenvolvimento sustentável. Em seguida, comandou o grupo Vivarte na França, e depois a rede suíça de varejo Manor, até ingressar no Carrefour em 2019.

Como diretor executivo do Carrefour Brasil e América Latina, foi responsável por um negócio de €20 bilhões, reestruturou o portfólio da empresa, integrou o Walmart, expandiu o formato Atacadão e impulsionou uma sólida estratégia omnichannel.

“O Club Med é um ícone global, não apenas por sua excelência, mas pela alegria e senso de pertencimento que trouxe a gerações de viajantes, graças à paixão e dedicação incomparáveis de suas equipes ao redor do mundo. Acima de tudo, é uma cultura, um espírito, uma forma de viver e compartilhar. Sinto-me honrado com a oportunidade de liderar esta empresa única em seu próximo capítulo de sucesso, dando continuidade ao notável legado de Henri Giscard d’Estaing. Acredito firmemente que os valores do Club Med — suas raízes francesas, seu espírito de liberdade e seu profundo senso de gentileza, inclusão e cuidado com as pessoas — são mais relevantes do que nunca. Estou muito ansioso para conhecer minhas novas equipes, todos os G.Os e G.Es, ao lado dos nossos G.Ms: para ouvir, aprender, crescer juntos — e moldar o futuro da Club Med, como um só time"

Stéphane Maquaire, presidente e CEO da Club Med Holding

Após sua nomeação, Maquaire se reuniu com os três atuais vice-CEOs para definir prioridades operacionais. Como presidente e CEO, ele dará continuidade à atual estratégia, ao mesmo tempo em que guiará a empresa na busca por novas oportunidades em um cenário de Turismo e hospitalidade em constante transformação.

“Escolhemos um líder com ampla experiência no setor de consumo e um notável histórico internacional. Ele está idealmente posicionado para acelerar o ritmo do Club Med e escrever o próximo capítulo desta história extraordinária. Somos profundamente gratos a Henri Giscard d’Estaing por suas contribuições excepcionais à Club Med ao longo dos anos. Sua liderança e visão estratégica moldaram um modelo de sucesso que representa o melhor da hospitalidade e do estilo de vida franceses no cenário global”

Xiaoliang Xu, co-CEO da Fosun International, presidente do Fosun Tourism Group e presidente da Club Med Holding

Novos membros do conselho do Club Med

Como parte do compromisso contínuo com uma governança internacional e diversidade, além de Stéphane Maquaire, dois novos membros serão adicionados ao conselho: Philippe Heim e Takuya Yamada. Philippe Heim é um executivo com ampla vivência em cargos de liderança na França e no Exterior, incluindo atuações-chave no Société Générale, como CFO e vice-CEOe, posteriormente, como presidente do Conselho Executivo do La Banque Postale. Já Takuya Yamada, presidente da Idera Capital, gestora dos dois resorts do Club Med no Japão, tem colaborado com a empresa nos últimos anos. As nomeações refletem a presença global da Fosun e do Club Med, e a ambição dos acionistas de fortalecer a participação internacional nos níveis mais altos da empresa.

Por fim, o conselho também agradece a Henri Giscard d’Estaing por sua liderança ao longo das últimas duas décadas, considerada fundamental para a transformação do Club Med e para a preparação da empresa para este novo capítulo. Um dos critérios essenciais do processo de sucessão foi a continuidade da estratégia de expansão internacional do grupo, sem perder suas raízes francesas e valores essenciais de longa data.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados