Pedro Menezes   |   19/09/2025 09:05

Novo diretor-presidente da Anac toma posse com missão de recompor orçamento da agência

Executivos foram indicados pela Presidência da República e aprovados pelo Senado Federal


João Batista/Anac
Foram empossados o diretor-presidente, Thiago Chagas Faierstein, e os novos diretores, Rui Chagas Mesquita e Antonio Mathias Nogueira Moreira
Foram empossados o diretor-presidente, Thiago Chagas Faierstein, e os novos diretores, Rui Chagas Mesquita e Antonio Mathias Nogueira Moreira

Os novos membros da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tomaram posse nesta semana. Foram empossados o diretor-presidente, Thiago Chagas Faierstein, e os novos diretores, Rui Chagas Mesquita e Antonio Mathias Nogueira Moreira. Eles foram indicados pela Presidência da República e aprovados pelo Senado Federal após sabatina na Comissão de Infraestrutura, no dia 19 de agosto.

O público da solenidade, realizada no auditória da sede da Anac, em Brasília (DF), incluiu servidores, autoridades, parlamentares e representantes do setor aéreo. O novo diretor-presidente usou seu discurso para agradecer a presença de todos, enaltecer o trabalho da diretoria anterior e estabelecer as prioridades de sua gestão.

"Precisamos recompor o orçamento da Anac, fazendo ecoar a nossa pauta no Congresso Nacional. Isso significa aumentar a fiscalização, certificar novos equipamentos e contratar novos servidores. Trabalharemos com afinco para que possamos recompor o orçamento da Agência”

Thiago Chagas Faierstein, diretor-presidente da Anac

Faierstein afirmou, ainda, que posicionará a Anac como protagonista do desenvolvimento do setor aéreo nacional. “A Agência é conhecida nacional e internacionalmente pelo seu rigor técnico, pela sua capacidade de regular, certificar e fiscalizar. Não existe nenhum setor de aviação civil forte no mundo sem a presença do Estado”, defendeu.

Na ocasião, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que os recursos da Anac e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estão garantidos no orçamento. “Eu já conversei com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para que tanto a Antaq quanto a Anac, tenham os recursos preservados, para que possamos dar continuidade aos trabalhos que estão sendo feitos e avançarmos ainda mais, sobretudo nesse momento de reestruturação da aviação brasileira”, afirmou.

Perfil dos novos diretores

  • O diretor-presidente Tiago Chagas Faierstein é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com MBA em Transformação Digital e experiência em cargos de liderança na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e no setor privado.
  • O diretor Rui Chagas Mesquita é major-brigadeiro do ar da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), com experiência em gestão pública e defesa, tendo ocupado cargos como diretor de Ensino da Aeronáutica e secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (MD).
  • O diretor Antonio Mathias Nogueira Moreira é especialista em governança, riscos e compliance, com carreira na Caixa Econômica Federal (Caixa) e experiência como diretor Executivo de Governança, Integridade e Riscos da Caixa Cartões Holding S.A.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3857 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.