Rodrigo Vieira   |   24/10/2025 08:37

Dança das cadeiras em hotéis Pullman de São Paulo: veja mudanças da Accor

Em mudança estratégica, rede francesa alterna lideranças das unidades Ibirapuera, Vila Olímpia e Guarulhos

A Accor realizou mudanças estratégicas na liderança de seus hotéis Pullman na região metropolitana de São Paulo. Três Gerentes Gerais (GMs) com trajetórias consolidadas na rede assumem novos postos, em um movimento que visa à renovação e o fortalecimento da marca na capital paulista.

As mudanças dos Gerentes Gerais nos Hotéis Pullman em São Paulo

  • Ronei Borba: Pullman São Paulo Vila Olímpia → Pullman São Paulo Ibirapuera
  • Luciana Nakamura: Pullman São Paulo Guarulhos Airport → Combo Pullman & Grand Mercure Vila Olímpia
  • Jarves Rockenbach: Pullman São Paulo Ibirapuera → Pullman São Paulo Guarulhos Airport

Ronei Borba: da Vila Olímpia para o Ibirapuera

Divulgação/Accor
Ronei Borba
Ronei Borba

Após nove anos à frente do Pullman Vila Olímpia, Ronei Borba encerra um ciclo marcado por "resultados financeiros em constante evolução" e seus restaurantes por muitos anos entre o Top 10 recomendados no TripAdvisor.

"Essa mudança é saudável para os GMs e um refresco interessante para os hotéis. Minhas expectativas no Pullman Ibirapuera são as melhores possíveis, pois tenho um hotel incrível nas mãos e com potencial de ser ainda melhor", afirma Borba. Ele destaca que a combinação da expertise que traz com o trabalho feito por Jarves Rockenbach cria "um cenário positivo e animador pela frente".

Borba pretende usar sua experiência em uma localização que combina vida corporativa ao movimento de alimentos e bebidas. "A experiência que tive vai me ajudar a trazer mais atratividade para nosso hotel com propostas inovadoras e convidativas, sejam elas ligadas a hospedagem ou experiências em Alimentos & Bebidas", explica. O novo GM se diz animado e motivado para transformar hotéis e pessoas, destacando que "a paixão pela hotelaria me move".

Luciana Nakamura: desafio duplo na Vila Olímpia


Divulgação/Accor
Luciana Nakamura
Luciana Nakamura

Luciana Nakamura assume o desafio de liderar simultaneamente o Pullman e o Grand Mercure Vila Olímpia. Ela deixa o Pullman São Paulo Guarulhos Airport "após uma gestão transformação significativa" no perfil do hotel.

"Vejo esta transição como uma oportunidade estratégica e estou extremamente animada e confiante. Minha principal expectativa é que essa mudança traga inovações e acelerem o desempenho dos hotéis, fortalecendo ainda mais nosso posicionamento no mercado", afirma Luciana Nakamura.

A nova GM pretende revisitar o modelo de negócio, mantendo as práticas de sucesso de Ronei Borba, mas também levando novas perspectivas. "Isso inclui não só a contínua otimização inteligente de custos e maximização de margens, mas também um investimento sólido na nossa cultura de serviço e no desenvolvimento de talentos", destaca.

Na visão da Accor, Luciana leva a experiência de ter transformado o Pullman São Paulo Guarulhos Airport de um hotel de aeroporto em um destino de lazer e experiências. Entre seus objetivos estão explorar o potencial para eventos B2B com formatos "fora da caixa", consolidar o mercado de lazer nos fins de semana e desenvolver produtos para públicos diversos, como quartos temáticos.

Jarves Rockenbach: de Ibirapuera para Guarulhos

Divulgação/Accor
Jarves Rockenbach
Jarves Rockenbach

Jarves Rockenbach assume o Pullman São Paulo Guarulhos Airport com uma bagagem de projetos reconhecidos nacional e internacionalmente. No Pullman Ibirapuera, ele liderou iniciativas como o YUCafé – primeiro café 100% plant-based em um hotel Accor no mundo – além de projetos premiados de sustentabilidade, como o Comida Invisível, o restaurante Macaya e a reforma de apartamentos com amenities sustentáveis.

"Vejo essa mudança como uma grande oportunidade de ampliar meu olhar estratégico. O Pullman Guarulhos, por estar conectado ao principal aeroporto do país, tem uma dinâmica única: recebe tanto hóspedes em trânsito quanto grandes eventos", afirma Rockenbach.

O novo GM pretende potencializar essa vocação, reforçando a hospitalidade de alto nível e a inovação. "Também pretendo expandir as opções de gastronomia e valorizar ainda mais os espaços externos e de lazer – piscina, áreas para crianças e pets – transformando o hotel em um verdadeiro resort urbano", revela.


Conselhos para os sucessores

Fotos: Divulgação Accor
Ronei Borba, Luciana Nakamura, Jarves Rockenbach assumem novos desafios na Accor: mudanças estratégicas fortalecem liderança dos hotéis Pullman em São Paulo
Ronei Borba, Luciana Nakamura, Jarves Rockenbach assumem novos desafios na Accor: mudanças estratégicas fortalecem liderança dos hotéis Pullman em São Paulo

Os GMs também deixaram recomendações valiosas para seus sucessores:

  • Ronei Borba para Luciana Nakamura (Vila Olímpia): "Recomendo que chegue com muita energia e mente aberta para um hotel vivo 365 dias por ano, sem esquecer do cuidado com as equipes e atenção aos detalhes."
  • Luciana Nakamura para Jarves Rockenbach (Guarulhos): "Manter a continuidade estratégica com foco nas pessoas e no futuro. Minha sugestão é preservar essa identidade de excelência, fortalecendo as equipes, e ao mesmo tempo olhar para frente, acompanhando tendências de mercado e inovando em formatos de eventos e experiências."
  • Jarves Rockenbach para Ronei Borba (Ibirapuera): "Valorizar esse capital humano, incentivando a ousadia e a colaboração. É igualmente importante dar continuidade ao reposicionamento do hotel, fortalecendo pilares que são essência da marca Pullman: gastronomia inovadora, eventos que conectam arte e música, iniciativas de wellness e uma hospitalidade contemporânea, autêntica e inspiradora."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7201 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.