Da Redação   |   12/03/2024 17:21

Líderes do Amanhã no Turismo do Brasil: Talita Uzeda, do Grupo Cataratas

Gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas é destaque na Revista PANROTAS (leia ao fim da nota)


Divulgação
Talita Uzeda é uma das jovens líderes destacadas na Revista PANROTAS (a matéria com todos eles você vê ao fim desta notícia)
Talita Uzeda é uma das jovens líderes destacadas na Revista PANROTAS (a matéria com todos eles você vê ao fim desta notícia)

Gerente de Sustentabilidade em um dos principais grupos de Turismo do País aos 32 anos, Talita acredita que propósito e engajamento são fundamentais para que as empresas retenham talentos. Vê no Turismo uma ferramenta de valorização da biodiversidade do Brasil, capaz de apoiar diretamente o desenvolvimento socioeconômico do País, melhorando efetivamente a vida das pessoas.

Talita Uzeda é uma das lideranças destacadas pela Revista PANROTAS - Edição especial Fórum PANROTAS, que está circulando em versões impressa e digital (no fim desta notícia você confere na íntegra). A seguir, confira os destaques da executiva do Grupo Cataratas.

Idade: 32 anos

Atuação: Gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas (gestor de equipamentos como o AquaRio; BioParque do Rio; Paineiras Corcovado; Parque Nacional do Iguaçu; EcoNoronha; e Marco das Três Fronteiras)

O que faz: “Minha principal função hoje é de gestão e facilitação de um time de profissionais incríveis, que conduzem os diversos setores dentro da Sustentabilidade, além de atuar diretamente no fortalecimento do pilar cultural e posicionamento institucional da empresa dentro do setor de Turismo e nos temas relacionados ao ESG.”

Onde mora: Rio de Janeiro.

Quem admira: “Acho que não é uma pessoa específica, mas um sentimento. Eu me sinto extremamente inspirada por pessoas entusiasmadas, inteligentes e humildes. Me inspiro em líderes que cuidam, sobretudo, de pessoas, e amo enxergar isso em grandes nomes da história, mas também em pessoas comuns e da minha convivência.”

O que adora fazer: “Eu amo cozinhar e tocar violão.”

O que causa preocupações: “Me preocupa observar nas pessoas comportamentos, muitas vezes, egocêntricos, que colocam imagem e status à frente de relações empáticas. Acredito que para a criação de um futuro realmente sustentável, no mais amplo sentido da palavra, precisamos de pessoas que se preocupem com o todo e que consigam prosperar sem deixar ninguém para trás.”

O que valoriza nas pessoas: “Ética, amor pelo que faz e sorriso no rosto.”

O que não pode faltar em um profissional: “No time da Sustentabilidade somos movidos por brilho no olho, amamos o que fazemos e não somos parados por qualquer desafio. Exige humildade e se colocar num lugar de serviço, de querer ajudar e de encontrar uma forma de unir diversas pessoas, com objetivos distintos, engajando-as numa causa comum. Não é uma missão simples, por isso brinco que nos demanda uma dose de loucura para continuar acreditando que é possível e que sempre vale a pena.”

O que a empresa deve ter/fazer para reter talentos: “Escutar as pessoas e transmitir propósito real em seus projetos, desafios e modelo de gestão. Acredito muito que os profissionais e talentos de hoje são movidos a propósito e engajamento.”

Como se vê em 10 ou 15 anos: “Feliz em fazer parte da evolução do setor de Turismo como uma ferramenta de valorização da biodiversidade e paisagens do nosso País, e que apoia diretamente o desenvolvimento socioeconômico, melhorando a vida das pessoas.”

Por Maria Izabel Reigada (Especial para a Revista PANROTAS)

O conteúdo acima é parte integrante da edição 1574 da Revista PANROTAS. Confira na íntegra abaixo:


Tópicos relacionados