Accor estreia cardápio que revela a pegada de carbono de cada prato
Ação foi implementada no Novotel São Paulo Morumbi e objetiva conscientizar sobre o impacto ambiental

A Accor acaba de lançar um projeto piloto no restaurante Greem do Novotel São Paulo Morumbi para medir a pegada de carbono (CO2) dos pratos servidos aos clientes. A proposta utiliza inteligência artificial para analisar o ciclo de vida dos ingredientes que compõem as receitas, desde a produção, transporte e armazenamento até o preparo final, e a partir disso indica as melhores escolhas alimentares, visando reduzir o impacto ambiental.
Na prática, a ferramenta calcula o rastro de carbono de cada refeição e comunica esse dado de forma clara por meio de cinco selos exibidos ao lado dos itens do cardápio. Cada um deles representa uma faixa de emissões de CO2 indicada pelas cores verde (menos de 500g), verde claro (de 500g a 1kg), laranja (de 1kg a 2kg), vermelho claro (de 2kg a 3kg) e vermelho escuro (mais de 3kg). Além disso, os insights possibilitam aos chefs dos restaurantes tomadas de decisões fundamentadas para minimizar o efeito ambiental, inspirando a criação de novas receitas com impacto baixo, unindo sabor e sustentabilidade.
“A Accor tem orgulho de ser pioneira em iniciativas que unem hospitalidade e responsabilidade ambiental. Este projeto é mais um passo no nosso propósito de liderar transformações positivas, mostrando que é possível proporcionar experiências gastronômicas de alta qualidade oferecendo informações para que o consumidor faça escolhas mais conscientes”
Antonietta Varlese, sênior vice-presidente de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais Accor Américas
O projeto integra a estratégia global de sustentabilidade da Accor, eliminando emissões diretas, do próprio negócio, e indiretas, de toda a cadeia de fornecedores e clientes, com redução de 46% do impacto atmosférico até 2030. Entre as iniciativas para alcançar essa meta, a companhia busca reduzir o efeito ambiental das operações de alimentos e bebidas, ampliando o acesso a pratos vegetarianos e veganos, substituindo proteínas animais por alternativas plant-based e promovendo o bem-estar animal.
Depois do piloto em São Paulo, a Accor leva a novidade para Belém, onde a estreia oficial acontece em novembro durante a COP30.