Leonardo Ramos   |   05/06/2018 12:42

Com greve, ocupação nacional de hotéis cai 30% no feriado

Destinos de Minas Gerais que esperavam 100% de ocupação atingiram apenas 50%; São Paulo teve queda de 20%, mesmo Marcha para Jesus e Parada LGBT

Divulgação Ouro Preto MG
Destinos de Minas Gerais que esperavam 100% de ocupação atingiram apenas 50%; na foto, a cidade de Ouro Preto
Destinos de Minas Gerais que esperavam 100% de ocupação atingiram apenas 50%; na foto, a cidade de Ouro Preto

Os efeitos da greve de caminhneiroso foram sentidos no feriado de Corpus Christi, na última quinta-feira (31), em boa parte da hotelaria nacional. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), a ocupação do País sofreu uma queda de 30% na comparação com o mesmo período do ano passado, com alguns destinos sofrendo mais que outros.

Um exemplo é Minas Gerais. Antes com expectativa de 100% de ocupação em diversos destinos, a visitação no Estado foi fortemente prejudicada pela greve dos caminhoneiros, e o alto número de cancelamentos levou os índices a caírem - em alguns casos chegaram a apenas 50% de sua capacidade. Na cidade de São Paulo, mesmo com eventos como a Marcha para Jesus e a Parada LGBT, a ocupação teve uma queda de 20% na comparação ano a ano.

A cidade do Rio de Janeiro foi uma das poucas não prejudicadas - a ocupação ficou em 47% no feriado, mesmo índice do feriado no ano passado. Outros locais do Estado, porém, não tiveram a mesma sorte, como Visconde de Mauá (-30%) e a região dos Lagos (-20%).

Já Foz do Iguaçu, no Paraná, também sofreu com cancelamentos de reservas, mas em um grau menor devido à proximidade com a fronteira, o que facilitou o abastecimento. A capital Curitiba registrou uma queda de 30%, o mesmo índice de Brasília. Em Santa Catarina, a queda foi de 35% nas ocupações, e se considerar apenas as cidades litorâneas do Estado catarinense, a porcentagem atingiu 40%.

Salvador, onde historicamente a ocupação durante o feriado gira nos 70% de ocupação, neste ano atingiu apenas os 48%. Já em Pernambuco, Recife registrou 60% de ocupação nos hotéis durante o feriado; Porto de Galinhas, 75%. No Ceará, Fortaleza teve uma perda de 12% em relação ao ano passado, fechando o feriado com 50% de ocupação em seus hotéis.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS