Da Redação   |   21/06/2022 18:00
Atualizada em 21/06/2022 18:02

Vendas diretas X indiretas e parcelamento são debatidos pela hotelaria

Painel A Transformação nas Vendas da Hotelaria foi um dos de maior interação no Fórum PANROTAS 2022

Maria Izabel Reigada, especial para o Portal PANROTAS

PANROTAS/Gute Garbelotto
André Sena, da Accor, Fábio Mader, do Grupo Léceres, Rodolfo Delphorno, da Omnibees, Karen Schmidt, do BWH Hotel Group, e Marcelo Marinho, da Intercity
André Sena, da Accor, Fábio Mader, do Grupo Léceres, Rodolfo Delphorno, da Omnibees, Karen Schmidt, do BWH Hotel Group, e Marcelo Marinho, da Intercity
O embate entre vendas diretas e indiretas tomou conta do painel A Transformação nas Vendas da Hotelaria, encerrado agora no Fórum PANROTAS 2022.

Para Marcelo Marinho, da Intercity, com 43 hotéis no Brasil, a gestão dos canais passa a ser a protagonista. "Gerir canais é cuidar da eficiência e hoje quem escolhe como comprar é o consumidor. Chegamos agora, na retomada, a 55% de share de CNPJs, entre grupos, agências, empresas. Essa marca sempre foi de 60%", comparou. "Nos esforçamos para ter um mix diversificado de canais, porque a venda de janeiro é diferente da de março e no hotel de Porto Alegre é diferente do hotel de Salvador", observou.

"Voltamos a operar depois do fechamento dos hotéis, em 2020, com a pandemia, com apenas sete unidades, na fase de reaberturas. Percebemos nelas a ocupação do regional e o fim dos CNPJs. Cada canal traz uma margem de remuneração e precisamos conhecer as diárias líquidas, porque a tarifa média é bruta. Conhecer o público que cada canal traz e assegurar que tenhamos um motor de reservas adequado para o B2C também", disse. "Todos os canais de venda importam."

PANROTAS/Gute Garbelotto
André Sena, da Accor, Fábio Mader, do Grupo Léceres, Rodolfo Delphorno, da Omnibees, Karen Schmidt, do BWH Hotel Group, e Marcelo Marinho, da Intercity
André Sena, da Accor, Fábio Mader, do Grupo Léceres, Rodolfo Delphorno, da Omnibees, Karen Schmidt, do BWH Hotel Group, e Marcelo Marinho, da Intercity
Fábio Mader, da recém-criada Leceres, destacou a importância da precificação, observando o 'ponto ótimo' de cada canal. Com foco em hotéis de lazer, ele ressaltou a importância do mercado regional na retomada pós-pandemia. Segundo ele, antes da pandemia, 70% dos clientes viajavam de avião, percentual que foi invertido.

"O mercado regional passou a ser fundamental para nossos hotéis, assim como o lazer. Eventos também vão se recuperando e o Wish Serrano, em Gramado, por exemplo, não tem mais datas para eventos neste ano", enfatizou.

André Sena, da Accor, apontou ainda a América do Sul, ao lado do Oriente Médio e da África, como as duas regiões com mais rápida recuperação do mercado hoteleiro no pós-pandemia.

Moderador do painel, Rodolfo Delphorno, da Omnibees, mencionou estudo da empresa que apontou a diversificação de canais de vendas da hotelaria como fator de aceleração da retomada. "Vimos a venda on-line como grande protagonista dessa retomada", lembrou Mader. "Também vimos operadoras menores desempenhando melhor, com resultados percentuais melhores."

Karen Schmidt, do BWH Hotel Group, falou sobre a aceleração na adesão aos meios de pagamentos virtuais durante a pandemia. "Desde que cheguei à Best Western, há dez anos, já usamos os cartões virtuais, então vimos isso com grande alegria. Sabemos que é uma mudança de cultura e hoje vemos ela mais concreta. A pandemia talvez tenha catalisado essa importância dos meios de pagamento virtuais, assim como o avanço da tecnologia", defendeu.

PANROTAS/Gute Garbelotto
André Sena, da Accor, Fábio Mader, do Grupo Léceres, Rodolfo Delphorno, da Omnibees, Karen Schmidt, do BWH Hotel Group, e Marcelo Marinho, da Intercity
André Sena, da Accor, Fábio Mader, do Grupo Léceres, Rodolfo Delphorno, da Omnibees, Karen Schmidt, do BWH Hotel Group, e Marcelo Marinho, da Intercity
André Sena, da Accor, destacou a importância do pix como meio de pagamento. "Ele veio para ficar, dando acesso ao pagamento digital a quem não tem um cartão de crédito", apontou.

"A verdade é que o custo do dinheiro subiu muito com a pandemia. Nós reduzimos os parcelamentos e hoje vemos que o dez vezes sem juros não tem espaço, não cabe mais", completou Fábio Mader.

O Fórum PANROTAS acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo, e conta com a aliança institucional da CNC e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Air Europa, Ancoradouro, AquaRio, Visit Argentina, Aviva, BWH Hotel Group, Coris Seguro Viagem, CVC Corp, Delta Air Lines, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis & Resorts, FecomercioSP, Fortaleza, Gol Air France KLM, GTA Assist, Iberostar Hotels & Resorts, Latam, Localiza, Mato Grosso do Sul, Mondiale Operadora, Movida, Omnibees, R1 Audiovisual, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Tes Cenografia, Viagens Promo, Villa Blue Tree, Visite São Paulo e apoio da Goya by Copastur, Hyper English, Rio CVB, Shift, Tour House e TRVL Lab.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS