Filip Calixto   |   30/11/2023 11:32

BLTA mostra o Turismo de luxo do Brasil em livro de 15 anos; veja fotos

Publicação tem primeira tiragem com 3 mil exemplares; verba arrecadada com a venda vai para ONGs

Destacar atrativos dos mais diferentes biomas que constituem a diversidade cultural e natural do País, sempre traduzidos pelo ponto de vista de hotéis inseridos nesses cenários. Com esse intuito, a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) lançou ontem (29) o livro Tons do Brasil. Com 260 páginas, a publicação bilíngue (português e inglês) se apresenta como uma vitrine dos diferentes atributos nacionais que inserem o Brasil no competitivo mercado da hospitalidade de luxo mundial.

PANROTAS / Filip Calixto
Roberto Klabin e Simone Scorsato, da BLT
Roberto Klabin e Simone Scorsato, da BLT

Com tiragem de 3 mil exemplares, o livro terá uma primeira distribuição gratuita a gestores, entidades do setor, jornalistas, companhias aéreas e profissionais do trade. Em 2024, estará a venda em portal on-line e parte de sua renda será destinada a uma instituição do terceiro setor.

Ao longo das páginas os hotéis associados são apresentados de acordo com seus atributos e destinos em uma classificação cromática celebrando o verde da sustentabilidade, o azul das água e do bem-estar, o dourado da tropicalidade e das festas e o branco como espaço da criação que se manifesta arte, no design e na cultura.

Os cinco receptivos (DMCs) que integram o portfólio da BLTA propõem ao leitor as chamadas Rotas da Brasilidade, divididas em dez temas, que apresentam variadas opções de turismo pelo País, desde roteiros de bem-estar, mergulho, lua de mel e tours culturais e gastronômicos.

Em conjunto, hotéis e operadoras presentes em Tons do Brasil traduzem a autenticidade do País. Segundo o presidente do Conselho da associação, Roberto Klabin, um país autêntico, culturalmente diverso e de um Turismo que tem como premissa essencial a sustentabilidade.

“Trabalhamos para aumentar o engajamento dos nossos associados na conservação da natureza de que nos orgulhamos hoje. É essa potência que nos mantém como um país que se destaca no planeta por sua biodiversidade. E, na minha opinião, ela é o maior luxo do Brasil. Nossa biodiversidade, bem trabalhada na divulgação e promoção, é também nossa maior vantagem em relação a outros destinos internacionais. Quanto mais valorizarmos nossas flora e fauna, mais valiosa e desejada será a marca Brasil”, analisa.

Por sua vez, a CEO da BLTA, Simone Scorsato, complementa: “Nesses 15 anos desmistificamos o luxo e fortalecemos em seu conceito a excelência da hospitalidade, a inclusão, a valorização e a qualificação das pessoas para um modelo de alto padrão para o Turismo brasileiro. Somando experiências, a união das nossas marcas é essencial para criarmos, juntos, uma referência que inspira, impulsiona e regenera toda a cadeia produtiva do Turismo”.

PANROTAS / Filip Calixto
O livro Tons do Brasil tem e é 260 páginas e bilíngue (português e inglês)
O livro Tons do Brasil tem e é 260 páginas e bilíngue (português e inglês)

Uma história de conquistas

O Tons do Brasil se debruça também sobre a história da BLTA, que foi fundada em 1º de outubro de 2007. As páginas revivem o caminho percorrido desde a sua criação, por meio de depoimento dos gestores. dos cinco ex-presidentes e faz um pequeno balanço sobre a entidade, indicando as conquistas obtidas em cada mandato que pavimentaram, biênio a biênio.

“Esta publicação vem coroar toda a trajetória ascendente da BLTA, que termina 2023 com excelentes motivos para celebrar: inúmeras viagens agendadas – nacionais e internacionais –, um acordo de cooperação assinado com a Embratur e 61 associados, entre os melhores hotéis e operadoras do Brasil, unidos com o mesmo propósito. Estamos prontos para escrever os próximos capítulos da história do turismo brasileiro”, adianta Klabin.

Veja fotos do evento de lançamento no álbum a seguir:

Tópicos relacionados