HSMAI realiza 10ª edição da Revenue Optimization Conferece em SP, com programação ampliada
Evento sobre revenue management e lucratividade estratégica acontece no Blue Tree Transatlântico

A HSMAI realiza hoje (31) em São Paulo a décima edição da Revenue Optimization Conferece (ROC). O evento sobre revenue management e lucratividade estratégica acontece no Blue Tree Transatlântico, na capital paulista, e traz um dia repleto de palestras e conteúdos para os participantes.
Reunindo 210 profissionais, entre os principais revenue managers e diretores de vendas do Brasil, o encontro tem, neste ano, a programação ampliada e maior tempo de duração.
“O índice de satisfação desse evento é muito alto, mas ao longo dos anos percebemos que os participantes foram sentindo a necessidade de mais tempo para debater as dores do mercado e as tendências. Então, decidimos aumentar a duração do evento, que acontece durante todo o dia”
Presidente da HSMAI Brasil e Latam, Gabriela Otto
“Tem espaço no mercado para isso, para esse tipo de conteúdo e debate. A proposta do evento é estar sempre na vanguarda desse assunto, trazer coisas fresquinhas que estão sendo discutidas e debatidas lá fora. Não tem uma solução ainda, não tem um caminho 100% certo, mas queremos fazer com que a nossa indústria de Turismo e hotelaria debata mais", destaca Gabriela. Segundo ela, o objetivo do encontro é pensar em estratégia, em lucratividade. “E não achar que são apenas sistemas, processos e pessoas pensando de forma racional"
“A IA não vai resolver tudo”
A presidente da HSMAI Brasil e Latam reforça a importância de os profissionais do setor saberem pensar estrategicamente. “A gente precisa fazer com que essas equipes atuais, essa geração nova que está chegando, não ache que a IA vai trazer todas as respostas, ou que ela é o nosso grande guru, que vai acabar com os empregos. A gente acabou de ver um super especialista no palco (André Koeppl, fundador da RGM Academy), falando que tudo é humano no mundo. Precisamos ter anseios humanos para realizar as coisas", comenta Gabriela.
Expansão da Revenue Optimization Conferece na América Latina
A ROC vem se consolidando cada vez mais, não só no Brasil, mas também na América Latina, de acordo com a presidente da associação. “Este é o segundo ano que nós levamos o evento para os países da América Latina. Então, nós estamos no México, Colômbia, Peru e Chile também. Primeiro, levamos a Strategy Conference para lá, que acontece no segundo semestre, e neste ano consolidamos o evento nesses países, com uma média de 90 pessoas mais ou menos em cada país, dependendo do tamanho do destino”, conta Gabriela.
“Também estamos com um projeto, no ano que vem, de abrir um novo chapter em Cancún, assim como já abrimos no sul do Brasil. Neste ano também foi a primeira vez que nós levamos este evento, a ROC, para Porto Alegre. A nossa agenda está crescendo", complementou a executiva.
Profissionais da indústria precisam estar dispostos a se desenvolver
A atualização e profissionalização do setor se faz necessária, segundo Gabriela, ainda mais considerando a falta de mão de obra e de profissionais qualificados no segmento.
“Quando falamos da área estratégica, a nossa indústria precisa de pessoas que estejam dispostas a se desenvolver, a dar o seu melhor, a estudar eternamente. E esses profissionais que estão aqui no evento hoje, revenue managers, da área de commerce, distribuição, estudam muito. São profissionais que estão interessados em se aprofundar", conclui a presidente da HSMAI no Brasil e na América Latina.