Pedro Menezes   |   24/09/2025 17:18
Atualizada em 24/09/2025 17:20

Maraey dá início ao maior projeto turístico-residencial sustentável do Brasil

Empreendimento prevê hotéis internacionais, universidade de hotelaria e ciclovia na cidade de Maricá (RJ)


Bernardo Gomes
Celso Pansera, presidente da Codemar, Vera Lúcia Pio, da Comunidade de Pescadores de Zacarias, Washington Quaquá, prefeito de Maricá, Emilio Izquierdo, CEO do Maraey, e João Maurício, vice-prefeito de Maricá
Celso Pansera, presidente da Codemar, Vera Lúcia Pio, da Comunidade de Pescadores de Zacarias, Washington Quaquá, prefeito de Maricá, Emilio Izquierdo, CEO do Maraey, e João Maurício, vice-prefeito de Maricá

A Prefeitura de Maricá (RJ) e o projeto turístico-residencial Maraey firmaram um acordo de intenção para o financiamento das obras de infraestrutura em áreas de interesse público do empreendimento. A parceria prevê investimento de R$ 360 milhões - por meio da Maricá Global Invest (MGI), empresa pública criada pela prefeitura - para a construção de estradas, pavimentação, redes de eletricidade, saneamento e distribuição de água potável.

“Maraey vai criar milhares de empregos de qualidade, gerar milhões de reais em impostos e contribuir de forma significativa para as políticas sociais, educacionais e ambientais da região, sendo referência para o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil. Já na fase inicial das obras os maricaenses serão beneficiados com a implantação de novas infraestruturas básicas”

CEO do Maraey, Emilio Izquierdo

A estimativa é de que 8 mil empregos sejam gerados durante a fase de construção e 4,5 mil postos permanentes de trabalho após a conclusão da primeira fase, além de uma arrecadação anual de R$ 485 milhões em impostos. Outro ponto de destaque que reforça o caráter sustentável do empreendimento é a criação da maior ciclovia em empreendimentos privados do Brasil, aberta ao público, com 20 quilômetros de extensão.

"Maraey foi desenhado por e para Maricá. Este acordo reflete a importância mútua entre o empreendimento e o município, e garante a implementação de Maraey, permitindo o desenvolvimento sustentável da região. Estamos criando um novo destino turístico de caráter internacional, que contribui para a preservação da Restinga de Maricá como patrimônio natural do município e promove, de forma definitiva, a regularização fundiária da Comunidade de Pescadores de Zacarias. Da mesma forma, a obra viária permitirá a comunicação direta entre os distritos de Itaipuaçu, Centro e Barra, promovendo melhorias estruturais no trânsito”

David Galipienzo, diretor-executivo de Maraey

O complexo hoteleiro será um dos grandes destaques do projeto, com a confirmação de três empreendimentos da Marriott International. Entre eles, está prevista a chegada da bandeira Ritz-Carlton Reserve ao Brasil, além de um hotel da bandeira JW Marriott. A hotelaria do Maraey se posiciona para ser um novo polo de atração para o turismo de alto padrão no Estado do Rio, com um centro de convenções e foco em experiências exclusivas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3899 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.