Karina Cedeño   |   11/02/2026 17:27
Atualizada em 13/02/2026 11:13

Aviva detalha investimento bilionário em expansão e novidades de Rio Quente e Sauípe

Renovações nos hotéis e destinos abrangem um investimento total de R$ 1,2 bilhão até 2028


PANROTAS / Karina Cedeño
Paulo Schneider, COO da Aviva
Paulo Schneider, COO da Aviva

A Aviva, plataforma de viagens e entretenimento que reúne os resorts Costa do Sauípe (BA), Rio Quente Resorts (GO), o parque aquático Hot Park e a Turminha da Zooeira, destacou durante seu evento Aviva Celebra, realizado entre os dias 5 e 8 deste mês, uma série de renovações em seus hotéis e destinos, abrangendo um investimento total de R$ 1,2 bilhão até 2028.

As mudanças acontecem para a qualificação dos hotéis, tanto na parte física quanto também no que diz respeito à elevação dos padrões de serviço, e o objetivo, segundo o COO da Aviva, Paulo Schneider, é tornar mais claro para os agentes de viagens e os clientes o perfil de cada hotel.

“Não estava muito claro para os clientes qual era o posicionamento de cada hotel, então criamos categorias muito definidas, que também ajudam os agentes de viagens a entenderem melhor o produto para conseguir vendê-lo”

Paulo Schneider, COO da Aviva

Veja, abaixo, quais são as principais mudanças e novidades na Costa do Sauípe e Rio Quente Resorts:

Mudanças e novidades na Costa do Sauípe

Divulgação
Costa do Sauípe ganhará um Hot Park semelhante ao do Rio Quente Resorts, complementando sua oferta all inclusive
Costa do Sauípe ganhará um Hot Park semelhante ao do Rio Quente Resorts, complementando sua oferta all inclusive

As ações tiveram início na Costa do Sauípe em 2019, um ano após o empreendimento ser adquirido pela Aviva. “Naquele ano inauguramos o hotel Brisa já reformado e, em 2022, fizemos o upgrade de serviço dele para a chancela Grand Premium, com destaque para o setor de alimentos e bebidas, que foi engrandecido”, conta Schneider.

No ano seguinte, o hotel Sol também foi reformado e reposicionado para Grand Premium. Ele foi reaberto em 2025. Já o Mar Premium está em soft open neste momento, reabrindo em março.

“Ainda falando em Sauípe, neste ano ocorrem os projetos da reforma do hotel Terra, que será dividida em dois anos (2027 e 2028). Vale destacar que os nomes dos hotéis se mantêm: Terra, Sol, Brisa, Mar, mas conforme a renovação e a qualificação do produto, estamos fazendo o posicionamento. Então, Brisa e Sol são Grand Premiums, o Mar é Premium e o Terra é Essential. Quando o Terra for reformado, ele se torna Premium também”

Paulo Schneider, COO da Aviva

Além disso, a Costa do Sauípe ganhará uma central de produção de alimentos, que já existe no Rio Quente Resorts e é um case, segundo Schneider. “Trata-se de uma cozinha central que abastece o Hot Park e toda a hotelaria, ao mesmo tempo que nos permite atender com maior previsibilidade a demanda”, explica o executivo.

E as novidades não param aí. A Costa do Sauípe terá também o produto InCanto Residence Club, cuja proposta será similar à do InCasa, no Rio Quente Resorts, mas o InCanto da Costa do Sauipe será verticalizado, diferentemente do horizontal InCasa. O InCanto terá diversos tipos de apartamentos para comercializar as frações, devendo ser entregue em 2029.

Outro grande lançamento já destacado no Portal PANROTAS é a construção do Hot Park (que já faz parte do Rio Quente Resorts) também na Costa do Sauípe, cujo modelo será muito semelhante ao parque aquático já existente. Por fim, a criançada vai gostar de saber que o hotel Sol ganhará uma suíte temática da Turminha da Zooeira.

Mudanças e novidades no Rio Quente Resorts

PANROTAS / Filip Calixto
Diferentemente da Costa do Sauípe, onde é possível fechar um hotel inteiro por um ano para reformas, no Rio Quente Resorts a ocupação média está acima de 75%
Diferentemente da Costa do Sauípe, onde é possível fechar um hotel inteiro por um ano para reformas, no Rio Quente Resorts a ocupação média está acima de 75%

Diferentemente da Costa do Sauípe, onde é possível fechar um hotel inteiro por um ano para reformas, no Rio Quente Resorts a ocupação média está acima de 75%, o que não permite fechar um hotel pro completo, então as reformas estão sendo feitas durante a operação, por alas. O antigo hotel Turismo passou a se chamar Refúgio Grand Premium.

“O hotel precisava de um nome que desse mais significado e compreensão sobre seus atributos. Antes ele se chamava Turismo e isso pouco comunicava sobre ele. A partir do momento que a gente o chama de Refúgio, o nome está ligado com a localização, que é muito próxima ao Parque das Fontes, e ao mesmo tempo dá a ideia de tranquilidade, pois o hóspede está imerso na natureza, sendo também um refúgio para as araras que vêm aqui no pôr do sol”

Paulo Schneider, COO da Aviva
Divulgação
Suíte reformada do hotel Refúgio Grand Premium
Suíte reformada do hotel Refúgio Grand Premium

No Refúgio Grand Premium, 100% dos apartamentos foram reformados e há uma nova recepção. O Bar das Artes também foi reformado e entregas futuras incluem um novo restaurante, nova fachada do hotel e alguns corredores, detalhes que deverão ser finalizados no primeiro semestre deste ano.

O Refúgio Grand Premium estará completo a partir de abril, com o centro de convenções aberto, que é a última etapa da entrega, a qual inclui também a reforma do restaurante Pequi.

O hotel Pousada também está no processo de upgrade e será Premium, mudando também o seu nome, que passa a ser Origem (pois foi o hotel em que a história do Rio Quente Resorts começou). Depois disso, será feita a reforma e o reposicionamento do hotel Cristal, como Grand Premium e a mudança de nome para Vista, considerando que tem um paisagismo de destaque e uma piscina de borda infinita com vista para a natureza.

Qualificação dos produtos gera resultados positivos para a Aviva

Schneider conta que os recordes de vendas da Aviva estão relacionados à qualificação e ao reposicionamento dos produtos que estão sendo feitos. "Um exemplo é o do hotel Brisa. Ele foi reformado em 2018, já tinha o atributo físico, mas ele ainda não tinha colocado o serviço Grand Premium e isso foi feito em 2022. E de 2022 para 2023, após fazermos o redesenho dos cardápios, da entrega de hospitalidade, do enxoval utilizado, da forma de receber o cliente, a ocupação do hotel subiu 15 pontos percentuais e a diária média 30%", conta.

"E estou falando só do serviço, porque a reforma já tinha sido feita. Então, imaginamos que a cada produto requalificado teremos algum movimento de estatística semelhante acontecendo e isso se une ao aumento da satisfação do cliente, que está pagando mais e está mais satisfeito do que era quando o produto não estava naquele posicionamento"

Paulo Schneider, COO da Aviva

Novos destinos nos planos da Aviva

Divulgação/Aviva
Incasa do Rio Quente
Incasa do Rio Quente

Paulo Schneider também comenta que há a perspectiva de que a Aviva esteja em outros destinos futuramente. “É natural para nós, como grupo, que ele cresça. Nesse momento, com dois grandes ativos que talvez sejam os dois maiores do Brasil, estamos potencializando os investimentos neles para entregar o melhor aos nossos clientes, mas eu entendo que é natural que a Aviva esteja em outros destinos futuramente.”, comenta.

E isso seria feito por meio da aquisição de outros empreendimentos ou criando novos? “Eu imagino que quando você tem a possibilidade de iniciar uma operação que já existe é um caminho muito salutar, pelo fato de você já iniciar com o faturamento. Mas quem sabe? Pois também estamos desenvolvendo novos produtos do zero, como por exemplo, o InCasa, que neste ano ganhará 20 casas novas, totalizando 40".

PANROTAS / Karina Cedeño
O InCasa ganhará, neste ano, 20 casas novas, totalizando 40
O InCasa ganhará, neste ano, 20 casas novas, totalizando 40

Segundo Paulo, o destinos da Aviva são recheados de atributos e, por isso, é preciso que os agentes de viagens os conheçam. "Quando eles têm a oportunidade de vir presencialmente para os destinos, mudam completamente a percepção na hora de fazer a venda", explica.

"Consideramos os agentes de viagens não apenas como intermediários, mas de fato parceiros estratégicos de sucesso. Entendo que eles, os operadores, os canais digitais, cada um tem a possibilidade de se conectar com um determinado público que talvez nós, sozinhos, não conseguiríamos. Então, o sucesso que temos hoje, com certeza, grande parte, é em função dessas parcerias"

Paulo Schneider, COO da Aviva

O Portal PANROTAS viajou a convite da Aviva.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7803 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.