Janize Colaço   |   04/09/2018 17:22

Protagonismo do setor é objetivo no 1°Fórum Nacional de Hotelaria

Fohb busca mais união do setor

Emerson Souza
Orlando de Souza, presidente executivo do Fohb
Orlando de Souza, presidente executivo do Fohb

Em meio a um período de incertezas econômicas, ainda que caminhando para a retomada, o setor hoteleiro tem buscado meios de se unir — ao menos essa é a proposta do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). E é justamente na busca por mais união que a entidade realiza hoje o 1° Fórum Nacional de Hotelaria.

"A nossa expectativa com o evento é de darmos protagonismo à hotelaria. Nós representamos as redes hoteleiras, porém o evento de hoje tem por objetivo responder questões e debater assuntos que abrangem todo o setor", explica o presidente executivo do Fohb, Orlando de Souza.

Ao todo o evento reuniu cerca de 400 profissionais, entre entre hoteleiros, incorporadoras imobiliárias e agentes de viagens. "É preciso pensar em todo o conjunto que impacta direta e indiretamente a hotelaria. Por isso pensamos em um fórum aberto para os profissionais que não atuam diretamente na cadeia hoteleira, mas que têm tanta importância quanto."

RECUPERAÇÃO NA HOTELARIA
Duas palestras realizadas durante a manhã, pelo economista Ricardo Amorim e pelo vice-presidente da JLL Hospitality, Ricardo Mader Rodrigues, apontaram tanto à recuperação econômica quanto para a hotelaria. Souza, por sua vez, concorda com o apresentado.

"Estamos em um cenário de recuperação econômica. É claro, ainda não estamos colhendo os louros, mas a hotelaria tem caminhado para a retomada", afirma. Segundo o presidente executivo do Fohb, o setor tem gradativamente recuperado o percentual de ocupação.

No entanto, quando a questão é tarifa, os hoteleiras ainda têm de ser cautelosos. "Ainda é cedo para aumentar as tarifas. Os hóspedes estão começando apenas agora a realmente se sentirem confiantes. Somente quando a ocupação estiver consolidada é que será possível pensar nas receitas — algo que não está muito longe, mas ainda não é logo", finaliza.

Tópicos relacionados