Filip Calixto   |   18/06/2019 00:14
Atualizada em 19/06/2019 19:20

Hotelcare aposta em know how como fórmula para boa administração

Hotelcare aposta na experiência de seus fundadores e na força da marca Accor para oferecer hotelaria com cuidado e rentabilidade para os investidores.

Administradora hoteleira fundada no início do ano, por nomes conhecidos da hotelaria nacional, a Hotelcare estreou hoje (17) sua primeira operação. O empreendimento inaugurado fica em Palmas, no Tocantins, e tem a bandeira Ibis, da Accor como marca. Apesar de nova, a unidade deve dizer muito sobre a rede, que tem na corporação francesa a principal parceira e no know how de seus fundadores a expertise para tocar meios de hospedagem de norte a sul do Brasil.

Divulgação/Hotelcare
O quarteto de fundadores e diretores da Hotelcare: Ronaldo Albertino, Karin Freitas, Jeferson Munhoz, e Luiz Carlos Rosano
O quarteto de fundadores e diretores da Hotelcare: Ronaldo Albertino, Karin Freitas, Jeferson Munhoz, e Luiz Carlos Rosano
Ronaldo Albertino, Jeferson Munhoz, Karin Freitas e Luiz Carlos Rosano, todos com passagens por grandes redes atuantes no País, são fundadores e as quatro engrenagens que fazem a administradora funcionar. O primeiro cuida da área de Desenvolvimento, o segundo dos setores de Marketing e Vendas. Já acompanhando o hotel do Tocantins, Karin ocupa a diretoria Operacional enquanto Rosano fica com Contabilidade e Finanças.

“Percebemos uma área de oportunidade e decidimos criar uma empresa cujo princípio é a hospitalidade com cuidado, com entusiasmo. Esse é o nosso objetivo”, resume Albertino. Segundo o diretor, essas diretrizes determinam o comportamento e o posicionamento da empresa no mercado.

Os conceitos citados pelo executivo vem acompanhado de uma estratégia sem mistérios. A companhia vai atuar como uma franqueada, intermediando a gestão de meios de hospedagem de investidores. São apenas marcas da Accor ou o próprio nome do hotel, caso seja independente. As bandeiras permitidas no acordo com a companhia francesa são as de classificação econômica e midscale.

"A empresa nasceu para ser grande. Queremos estar entre as dez maiores administradoras do Brasil e no top cinco de hoteleiras que gerem rentabilidade a seus investidores", crava o diretor de Desenvolvimento. O planejamento acelerado já tem os primeiros passos delimitados. Nos próximos dias, dois novos representantes Hotelcare devem abrir as portas. Até o final do ano o objetivo é ter cinco geridos.

A projeção do dirigente é relativizada por Jeferson Munhoz, que fala num crescimento compatível com a atenção que se pretende dar a cada cliente, individualmente. "Queremos estar perto desses investidores, acompanhando o cotidiano e oferecendo informações sobre o imóvel", afirma.

Para Munhoz, o predicado que credencia a Hotelcare a assumir empreendimentos de diferente tipos e em distintas regiões já foi notado pela Accor: a expertise de quem está na coordenação do projeto. Os líderes da empresa tem passagens por redes como Club Med, Bourbon, Hotelaria Brasil, Atlantica e pela própria companhia francesa. "A questão da distribuição, por exemplo, é sempre um fator complexo para o hoteleiro lidar. E nós temos a experiência da elaboração de estratégias para isso além de marcas fortes e conhecidas", argumenta.

Filip Calixto
Silva destaca a experiência dos novos parceiros
Silva destaca a experiência dos novos parceiros
Gerente de Desenvolvimento da Accor para a América do Sul, Romulo Silva, corrobora com o pensamento e acrescenta: "É uma parceria estratégica para nós pois com ela alcançamos lugares que não alcançaríamos com operação própria", diz. Ainda de acordo com Silva, a triangulação pode acelerar o desenvolvimento no Brasil e reduzir custos operacionais.

Sobre a equipe da nova parceira, o vice-presidente sênior de Desenvolvimento da Accor na América do Sul, Abel Castro também comenta. "São sérios, focados fortemente em geração de caixa e controle de custos. Temos a maior estrutura de franquia hoteleira operando no Brasil e América do Sul, faremos o máximo para que as operações sob gestão da Hotelcare atinjam as melhores metas”.

IBIS PALMAS

Primogênito da Hotelcare, o Ibis Palmas reúne 153 apartamentos e distribuídos em 11 andares. O hotel conta ainda com restaurante, sala de eventos para cerca de 50 pessoas, espaço para coworking e academia, além de ser dog friendly e aceitar clientes com seus cães de até 15 quilos.

"Palmas tem apenas 30 anos, é a capital do mais jovem Estado do Brasil, e seu potencial de crescimento não para. Sua inclinação para o agronegócio, além da procura por turistas que irão ao Jalapão, nos motivou a apostar ainda mais na cidade e abrir nosso segundo empreendimento, desta vez da marca Ibis", comenta o COO Midscale and Economy Brands AccorHotels Brasil, Olivier Hick.

Tópicos relacionados