OTAs fecham mais reservas de hotéis que canais diretos, diz Fohb
A 6ª pesquisa da FOHB aponta que os hóspedes brasileiros preferem fechar suas reservas de diárias com agências online de turismo do que diretamente com os hotéis.
![Hóspedes estão preferindo fechar diárias com OTAs do que diretamente com os hotéis](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/203488/d329ef72b60e163fd0e50914cbe51b63capadreamstimes2144805/0,17,800,478/670,400,0.59/0/default.jpg)
A 6ª edição da pesquisa de canais de distribuição do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) pontua que, entre 2015 e 2018, caiu o número de hóspedes que fecha reservas diretamente com os hotéis. Em contrapartida, aumentaram as compras de diárias com intermediários, como as OTAs e GDS.
![Distruibição: vendas diretas X indiretas](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/279266/879e6fc4e9196ffd98cd9939ec9f3858pesquisafohb/0,59,701,523/full,0.57/0/default.png)
Em 2015, 28% das reservas foram realizadas com intermediários e 72% diretamente com as propriedades. Em 2018, porém, os consumidores mudaram de comportamento: 45% fecharam com intermediários e 55% com o hotel escolhido. Nos quatro anos, as OTAs e os intermediários com distribuição eletrônica foram os únicos canais de venda que registraram crescimento.
![OTAs e intermediários com distribuição eletrônica foram os únicos a crescer no período](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/279267/879e6fc4e9196ffd98cd9939ec9f3858fohb/0,0,813,590/full,0.49/0/default.png)
O número de room nights, porém, se manteve estável no período, com média de 14 mil nas redes associadas. Quanto ao market share do Booking, Expedia, Decolar e outros, não houve queda entre 2015 e 2018. Para chegar aos resultados, o FOHB utilizou as informações de 596 hotéis brasileiros, totalizando mais de 105 mil quartos.