Renato Machado   |   19/08/2019 10:14

Hotel Tramontano, o jeito imperial de viver o litoral italiano

O Hotel Tramontano possui 113 suítes e um restaurante dedicado à cozinha mediterrânea, o Don Alfonso 1890, em homenagem ao patrono especialista em cannelloni.


Renato Machado
Vista do restaurante do Imperial Tramontano. Ao fundo, o Vesúvio
Vista do restaurante do Imperial Tramontano. Ao fundo, o Vesúvio

ITÁLIA - Os britânicos têm feito de Sorrento, no Sul da Itália, um de seus destinos de veraneio prediletos há mais de 200 anos. É por conta dessa predileção que a região tem hoje dezenas de construções históricas que, outrora mansões, hoje dão vida aos hotéis mais luxuosos da cidade. Um deles é o Imperial Hotel Tramontano, uma das poucas propriedades de Sorrento que ostenta, da encosta, uma fantástica vista para o mar ao mesmo tempo que dá a seu hóspede acesso direto para a praia.

A história hoteleira da família Tramontano em Sorrento data do início do século XIX com a hospedaria Corona di Ferro. Em 1857, com a anexação do Hotel du Tasso, nasceu o Hotel Tramontano como se vê hoje. São 113 suítes em diversos layouts e um restaurante dedicado à cozinha mediterrânea, o Don Alfonso 1890, em homenagem ao patrono especialista em cannelloni.


A geografia de Sorrento exige um cuidado que o Tramontano pode oferecer aos hóspedes. A cidade, seu centro e as ruas principais ficam sobre uma encosta 100 metros acima do nível do mar. Isso significa que, para chegar às praias, é preciso descer toda essa altura. Os hóspedes do Imperial, no entanto, podem usufruir de um elevador privativo que os deixa praticamente com os pés na areia.


Há também o bônus de se estar tão alto e tão próximo do litoral. A vista do mar, em especial durante o pôr do sol, parece sair de uma pintura. O restaurante do hotel, aberto no café da manhã, almoço e jantar, abraça essa característica e expõe o cenário em suas grandes janelas panorâmicas.


Renato Machado
Sala das 4 estações
Sala das 4 estações

IMPERIAL


O apelido “Imperial” foi dado ao Tramontano após o anúncio do noivado entre a Grã Duquesa da Rússia, Maria, e o Duque de Edimburgo, Alfred. Antes disso, uma dezena de figuras reais e escritores europeus, como Goethe e Lord Byron, desfilou pelos corredores da propriedade.


O Imperial Tramontano também é feito de histórias recentes, como a do gerente de Atendimento, Romano Gioacchino. Na hotelaria desde os 14 anos, Gioacchino dá as boas-vindas e serve hóspedes desde a década de 70. “A presença de ingleses era muito forte até 20 anos atrás”, conta. “Nos últimos anos o mercado está mudando muito, da forma que reservas são feitas até como se obtém informações.”


As mudanças não param por aí, segundo ele. “Historicamente, Sorrento é um destino para casais, um lugar calmo e tranquilo. Cada vez mais vemos jovens chegando, o Turismo tem ficado accessível para todos”, afirma e completa: “graças a deus”.


O Imperial Hotel Tramontano, em Sorrento, faz parte do portfólio de mais de 350 propriedades parceiras da Carrani Tours. No Brasil, a Carrani Tours é representada por Maria Camilla Alcorta, da Ideas4Brand.


O Portal PANROTAS se hospedou no Imperial Hotel Tramontano a convite da Carrani Tours.

Tópicos relacionados