Juliana Monaco   |   06/05/2020 15:45

ABIH-MG registra fechamento de 65% dos hotéis no Estado

Segundo a ABIH-MG, a estimativa é que 4.500 funcionários do setor sejam demitidos em todo o Estado.


Divulgação
A estimativa é de que 4.500 funcionários do setor sejam demitidos em todo o Estado
A estimativa é de que 4.500 funcionários do setor sejam demitidos em todo o Estado
Um balanço feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) revelou que, até o momento, 42 hotéis suspenderam suas atividades, o que representa 32% do total de 132 meios de hospedagem da cidade. Segundo a associação, a estimativa é de que 1.800 funcionários sejam demitidos na grande BH e 4.500 em todo o Estado.

"Muitas incertezas ainda rondam o setor e os 90 hotéis que estão operando na cidade ainda podem suspender as atividades, se medidas urgentes não forem adotadas pelos governos, pois o isolamento deve ser ampliado ainda mais e terá um grande efeito dominó em toda a cadeia hoteleira", afirma o presidente da ABIH-MG, Guilherme Sanson.

Em Belo Horizonte e região, já anunciaram o fechamento os hotéis Fasano, Mercure Lourdes, BHB, Quality Pampulha, Classic, BH Plaza, Bristol Merit, ESuites Lagoa dos Ingleses, San Diego Barro Preto, Intercity BH Expo, Boulevard Express e Boulevard Park. A previsão é que mais hotéis sejam fechados ainda este mês. Para o presidente da associação, a paralisação dos hotéis só pode ser revertida com a tomada de decisões mais rápida do governo.

No Estado de Minas Gerais, estima-se que 65% dos hotéis estejam fechados, ou seja, em torno de 2.581 estabelecimentos. "A situação é terrível porque hotéis das cidades turísticas foram afetados diretamente e suspenderam as atividades e faz que o percentual seja elevado. São muitos os problemas enfrentados e um deles é que os pleitos da entidade ainda não foram atendidos, que são a isenção do IPTU, redução do ICMS e ISS", ressaltou Sanson.

Outra solicitação da entidade para o Governo Federal é que a MP 936 seja prorrogada pelo menos por mais seis meses para ajudar na manutenção dos empregos e das empresas. Além disso, o segmento luta pela aprovação da MP 948 contra a cobrança de taxa do ECAD pelo direito autoral das músicas dentro dos apartamentos. "É fora de propósito esta cobrança de direito autoral dentro dos apartamentos, é como pagar pela música na sua residência ou pagar pelo frigobar sem usar", afirma o presidente da ABIH-MG.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS