Beatriz Contelli   |   05/06/2020 14:34

FBHA apoia criação de selo para turismo responsável

O selo, além de gratuito, serve como garantia do cumprimento de requisitos de higiene e limpeza

O Ministério do Turismo divulgou na última quinta-feira (04), os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que desejam solicitar o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. A expectativa é que a adoção das medidas contribua para a retomada do setor ao atender as novas exigências do turista cada vez mais atento à questão da segurança e higiene.
Divulgação
Os protocolos envolvem 15 segmentos turísticos, incluindo parques temáticos, guias de turismo, agências e transportadoras
Os protocolos envolvem 15 segmentos turísticos, incluindo parques temáticos, guias de turismo, agências e transportadoras
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, destacou a importância desta iniciativa para resgatar a confiança do viajante. “Estamos no momento certo de comunicar à sociedade o resultado de todo esforço do setor de turismo para garantir a segurança de nossos clientes”, afirma.

O objetivo é auxiliar o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da covid-19.

Os protocolos são voltados para meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; parques temáticos aquáticos; locadoras de veículos para turistas, guias de turismo, entre outros.

"O selo criado pelo Ministério do Turismo é gratuito e será utilizado em todo o Brasil, sendo um diferencial extremamente relevante nesse “novo” turismo. Apesar de trabalharmos neste momento com 15 segmentos turísticos, poderemos ampliar esses protocolos a qualquer momento”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur a fim de minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. O selo estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e foi construído em parceria com o trade, levando em consideração diretrizes internacionais, além da validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Tópicos relacionados