MTur divulga protocolos básicos e específicos para 15 atividades; veja

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O Ministério do Turismo lançou hoje o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro, faça a sua parte". O lançamento ocorreu em uma live que contou com a participação do ministro Marcelo Álvaro Antônio e de diversos nomes do trade turístico nacional, como a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, o presidente da Braztoa, Roberto Neldeciu, e do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares. Na ocasião, os líderes da pasta apresentaram os protocolos básicos e específicos para cada uma das 15 atividades do Cadastur. Distanciamento social, restrição de público, higienização, controle de acessso de visitantes são alguns dos protocolos exigidos para os interessados em estampar o selo em seus estabelecimentos.

Confira o site do programa.

Divulgação

Segundo Álvaro Antonio, os protocolos foram construídos em conjunto com a Anvisa e com as 15 atividades do Cadastur, levando em consideração algumas medidas adotadas por entidades estrangeiras e pelo Ministério da Saúde. “Esta é uma ação que dá o ponta pé inicial para trazer a confiança do turista nacional e internacional. O Turismo doméstico será a espinha dorsal na retomada do setor, e os estabelecimentos que possuírem o selo terão ainda mais credibilidade e a confiança da sociedade”, disse.

Ainda de acordo com o ministro, o selo foi elaborado em parceria com outros dez países, que adotaram iniciativas semelhantes. “Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades”, confirmou.

Vale destacar que o selo é opcional e não é obrigatório. Entretanto, ele poderá ser, na avaliação do ministro, um "importante diferencial para atender o novo perfil de turista que surgirá pós pandemia, um turista mais atento às questões sanitárias e mais exigente em relação em relação a higiente e outros cuidados".

Para solicitar o selo, que é gratuito, o interessado deve observar se atende as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e deve estar com situação regular perante o Cadastur. Em caso positivo, ele adere a autodeclaração que atende os pré-requisitos determinadas e é encaminhado para uma área do site do selo onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional e possibilitará, inclusive, a realização de denúncias em caso de descumprimento.

Empresas com atividades suspensa, mas em dia com o Cadastur, também poderão solicitar o selo. Clique aqui para solciitar.

Reprodução site MTur

VEJA ABAIXO OS PRINCIPAIS PROTOCOLOS DIVIDIDOS POR ATIVIDADES


MEIOS DE HOSPEDAGEM
Entre as medidas estão a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam; renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea; e Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 2,0 (dois) metros entre as pessoas.

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AGÊNCIAS DE VIAGENS
Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis; assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam. Além de seguir os protocolos básicos, o estabelecimento deve orientar o consumidor a utilizar os estabelecimentos/equipamentos que estão seguindo os protocolos.

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TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS
Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros); promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia.

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ORGANIZADORAS DE EVENTOS
Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de dois metros entre as pessoas; evitar distribuição de materiais promocionais impressos, dando preferência aos digitais; obrigatório o uso de máscaras por todos os participantes; deve-se primar por estandes abertos e ventilados (exceto depósito), entre outros.

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PARQUES TEMÁTICOS
Realizar a checagem de temperatura dos visitantes nas entradas do parque, não permitindo o acesso dos visitantes com temperatura acima de 37,8°, orientando que procure atendimento médico; Monitorar através de checklists as práticas de segurança, distanciamento social e os protocolos de higiene e desinfecção; Implementar comunicação visual em diversos pontos do estabelecimento, conscientizando visitantes sobre distanciamento, utilização de álcool em gel e antissepsia das mãos; entre outros

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GUIAS DE TURISMO
Informar-se sobre prevenção de riscos higiênicos e sanitários no desenvolvimento de sua atividade; Evitar saudações com contato físico, incluindo o aperto de mãos, com outros guias de turismo e outros profissionais além de turistas e visitantes; Usar sempre máscaras e orientar aos clientes a fazer o mesmo. Elaborar passeios, preferencialmente, em sentido único para evitar cruzamento de grupos, sempre que possível, coordenando o trajeto com outros guias; Estabelecer um número máximo de pessoas a que se pode oferecer o serviço de maneira segura;

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ACAMPAMENTOS TURÍSTICOS
Os estabelecimentos devem trabalhar com apenas 50% (cinquenta por cento) do espaço disponível para instalação dos acampamentos devendo respeitar a distância de dois metros entre as unidades; garantir que apenas os usuários que estão de máscara de proteção facial possam acessar o local; Instalar barreiras físicas, como telas transparentes, para proporcionar uma separação adequada entre clientes e funcionários no balcão de atendimento.

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RESTAURANTES, CAFETERIAS, BARES E SIMILARES
Os estabelecimentos que dispõem os alimentos em buffet para o autosserviço devem colocar no local onde ficam os pratos e talheres, dispensadores de álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) e luvas descartáveis (o consumidor não precisa usar luvas); as cadeiras/mesas devem ter número suficiente para garantir que a distância de 2,0 (dois) metros de distância entre as pessoas seja respeitada; Incentivar o pagamento por cartão ou outro meio eletrônico, de preferência sem contato

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CENTROS DE EVENTOS
Sempre que possível, o credenciamento de visitantes deve ser on-line, com a possibilidade de voucher eletrônico (por meio de código de barras ou código QR) ou impressão antecipada da credencial (em casa), evitando filas no acesso ao evento; O acesso do hall de entrada do evento deverá incluir tapete contendo produto desinfetante; Colocar, em local visível, sinal indicativo de número máximo de pessoas permitido para garantir o distanciamento social nos ambientes.

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PARQUES TEMÁTICOS AQUÁTICOS E ENTRETENIMENTO E LAZER
Garantir que as piscinas convencionais utilizem um sistema adequado de filtragem, nos parques aquáticos, em função de suas peculiaridades e visando privilegiar a segurança, a utilização de sistema cashless será priorizada de forma intensiva; providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas.

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MARINAS, TURISMO NÁUTICO E PESCA ESPORTIVA
Proibido pernoitar na embarcação; apenas a família do sócio tem acesso a embarcação.

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CASAS DE SHOWS E ANIMAÇÃO TURÍSTICA
A capacidade da instalação deve ser definida para garantir a distância de segurança entre as pessoas, sugerindo-se ocupação máxima de 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; Atividades envolvendo contato devem ser evitadas; Assegurar um período sem atividade entre as sessões para a higienização da área e/ou dos equipamentos utilizados; obrigatório o uso de máscaras.

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ORGANIZADORES, PROMOTORES E PRESTADORES DE EVENTOS SERVIÇOS PARA EVENTOS
Quando houver necessidade de pessoal no espaço dedicado ao guarda-volumes, será obrigatório o uso de luvas e máscaras e desinfecção dos nichos ou armários a cada troca de volume; Manter pontos de descontaminação nas entradas dos eventos, Evitar distribuição de materiais promocionais impressos, dando preferência aos digitais.

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LOCADORAS DE VEÍCULOS PARA TURISTAS
Nos estacionamentos: ajustar a mensagem eletrônica nas cancelas sobre a importância do cuidado e atenção às medidas de saúde para combater a Covid-19; reforçar a higienização nas cancelas e nos equipamentos de entrada dos veículos; evitar a operação de manobrista nesta fase; disponibilizar máscaras (e Shields, caso possível) e demais proteções para o atendente do caixa para pagamento de estacionamento e procurar manter somente um operador nesta função; organizar horários de clientes de forma a evitar aglomeração de pessoas e organizar filas, criando condições de todas as pessoas se manterem à distância de dois metros uma da outra.

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PRESTADORES DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS NA REALIZAÇÃO E PROMOÇÃO DAS DIVERSAS MODALIDADES DO SEGMENTO TURÍSTICO


Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam; promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento.

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