Juliana Monaco   |   01/02/2021 17:46   |   Atualizada em 01/02/2021 17:48

Hotéis Rio prevê 41% de ocupação no Estado durante o carnaval

Em 2020, a hotelaria carioca já registrava cerca de 78% de ocupação para o feriado de carnaval


Ricardo Zerrenner
A maioria dos visitantes são procedentes da região Sudeste do País
A maioria dos visitantes são procedentes da região Sudeste do País
Nesta segunda-feira (1), o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) divulgou a primeira prévia de ocupação para o feriado do carnaval 2021. Até o momento, a média de ocupação hoteleira na capital está em 41%, sendo o período pesquisado de 12 a 16 de fevereiro. No ano anterior, a hotelaria carioca já registrava cerca de 78% na mesma prévia.

Entre as regiões mais procuradas estão Ipanema/Leblon (61%), Barra/São Conrado (56%) e Leme/Copacabana (40%), seguidas por Flamengo/Botafogo (28%) e Centro (18%). Em relação à procedência dos visitantes, 92% deles são da região Sudeste, sendo os principais emissores os estados de São Paulo, Minas Gerais e do próprio Rio de Janeiro. No mercado internacional, os 8% dos turistas são de norte-americanos, seguidos pelos argentinos e chilenos.

"A pesquisa retrata a realidade da pandemia, do momento que nós estamos vivendo. A taxa de ocupação está praticamente a metade da registrada no ano anterior. Não é desejável, mas é compreensível. Com o agravamento da pandemia é de se esperar uma mudança no comportamento dos hóspedes. Nosso principal emissor nacional é São Paulo, onde há medidas mais restritivas para conter o vírus, o que reflete na ocupação hoteleira da cidade. Mas, esperamos que com a vacinação em massa possamos retomar o turismo de eventos para darmos fôlego ao caixa das empresas", disse o presidente do Hotéis Rio, Alfredo Lopes.

Tópicos relacionados