Movida

Nathalia Ribeiro   |   26/05/2022 09:35   |   Atualizada em 27/05/2022 10:19

LGPD e o setor hoteleiro: como se adequar

Lei Geral de Proteção de Dados traz mudanças importantes para setor


IStock
Lei Geral de Proteção de Dados traz mudanças importantes para setor
Lei Geral de Proteção de Dados traz mudanças importantes para setor
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada recentemente, com a intenção de proteger os dados dos clientes e usuários, além de também padronizar e organizar os dados gerados, para que a segurança cibernética se torne ainda mais forte. A Lei traz mais direitos, obrigações e procedimentos que devem ser tomados por empresas e usuários, para garantir a redução de mau uso de dados e golpes na internet. O tópico tem causado bastante discussões sobre como as empresas devem se adaptar para atender a ela, sobretudo as empresas do setor hoteleiro.

A LGPD no setor hoteleiro

As mudanças que ocorreram com a LGPD afetaram diretamente os setores de hotelaria e turismo, visto que os dados dos clientes são essenciais para reservas, cadastros para fidelidade e também para identificar os perfis dos hóspedes. Ou seja, a hotelaria e o turismo lidam com dados o tempo todo, e por isso, a LGPD tem sido um assunto tão recorrente entre os hoteleiros. É importante ressaltar, também, que a LGPD não garante a proteção dos dados somente dos hóspedes: os funcionários (registrados ou terceirizados) também têm seus direitos e deveres garantidos pela lei.

Uma das principais mudanças que afetaram os hoteleiros é o consentimento do titular dos dados, que deve ser obtido de maneira voluntária, em que o titular demonstre total ciência de que está tendo seus dados coletados pela empresa. Além disso, também há a execução de contrato, em que o hotel pode coletar alguns dados, independentemente do consentimento, para prestar o serviço, como para a contratação de um novo colaborador ou para firmar acordos com clientes e parceiros, incluindo consultar CNPJ.

Situação do marketing digital hoteleiro

Apesar de parecer assustar, o marketing digital hoteleiro se mantém firme, forte e seguro com a LGPD. Afinal, a LGPD não veio para desestimular o marketing digital: ela veio para torná-lo mais eficiente, ao mesmo tempo em que as pessoas têm suas informações protegidas. O grande benefício de tudo isso é que somente pessoas realmente interessadas em continuar clientes ou se tornar clientes do seu hotel receberão informações e contatos com a empresa.

Definindo a sua Política de Privacidade da empresa, deixando-a disponível para todos em seu site, e tendo todos os pontos de coletas de dados identificados, além de higienizar a sua base de dados atuais para atualizar quem são os clientes que realmente querem receber propagandas e mais informações sobre o hotel, deixará a sua empresa livre de qualquer problema com a LGPD e poderá auxiliar muito nas campanhas de marketing digital.


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias