Hotelaria: antecedência de compra no corporativo vem aumentando ano a ano
Levantamento da Omnibees revela dados relacionados à hotelaria e tendências para o setor
![Patricia Thomas, da Omnibees](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/393171/76f42a26fb19e331fb62cfd609558537gut7957/0,139,2560,1528/1206,720,0.34/0/default.jpg)
Estudo da Omnibees divulgado durante o Fórum PANROTAS 2024 revela predominância da tarifa pública nas reservas corporativas em 2022 e 2023. "As tarifas públicas responderam por 64% do volume de reservas no ano passado. A grande mensagem talvez seja: é hora de repensar a forma de negociar a hotelaria, saindo da tarifa fixa e indo para o desconto na tarifa dinâmica no corporativo. É o momento de desapegar do preço fixo, pois na hora de reserva ele nem sempre está disponível”, comenta a diretora de Vendas Corporativas da Omnibees, Patricia Thomas.
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/391759/89c4c8fe316e78f77c8fc3f501394e91marketsharecorp/0,0,1029,578/1029,578,1/0/default.jpg)
Os dados também revelaram que a antecedência de compra no setor corporativo no que diz respeito à hotelaria vem aumentando ano a ano.
- Em 2023, o segmento corporativo comprou com 20 dias de antecedência, enquanto no lazer o tempo foi maior, de 49 dias;
- A taxa de cancelamento entre ambos os segmentos foi próxima: no corporativo foi de 20%, enquanto no lazer foi de 27%;
- Já no que se refere à média de diárias, ela foi de 2,06 dias no corporativo e 3,31 no lazer.
"Importante observar que, quando sobe a antecedência, sobe a taxa de cancelamento. E no corporativo isso afeta o trabalho das TMCs. Lembrando que os cancelamentos se dão por razões diferentes no corporativo e no lazer", afirma Patricia.
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/393172/e0538cdf5e9bf50796fec3eba2b8e5cbantecedenciadecompra/0,0,1382,767/1382,767,1/0/default.jpg)