Filip Calixto   |   05/06/2025 14:45

RCD Hotels aposta no luxo da Unico e Nobu para crescer no Brasil

Marcas Nobu e Unico representam a estratégia de luxo estiloso e luxo relaxado da companhia

PANROTAS / Filip Calixto
Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para América Latina, explica os conceitos de luxo oferecidos pela companhia
Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para América Latina, explica os conceitos de luxo oferecidos pela companhia

PUNTA CANA (República Dominicana) - A RCD Hotels está promovendo uma modificação estratégica no posicionamento de sua oferta hoteleira, especialmente voltada ao mercado brasileiro. Conhecida pelos resorts Hard Rock e pelas parcerias com gigantes como Marriott, a empresa agora aposta também fortemente no segmento de luxo, com uma proposta clara de diferenciação.

Segundo Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para América Latina, o grupo passou a investir em duas frentes bem definidas dentro do universo premium: o luxo relaxado e o luxo estiloso — conceitos que guiam os produtos das marcas Unico e Nobu, respectivamente.

Dois conceitos de luxo, duas experiências distintas

Para atender diferentes perfis de viajantes de alto padrão, a RCD estruturou sua oferta de luxo em dois conceitos principais:

1. Luxo relaxado – Unico

A marca própria Unico representa o que Reyes define como um "luxo relaxado": uma experiência sofisticada, mas voltada ao bem-estar, à cultura local e à qualidade. É um all inclusive com foco na excelência da gastronomia, imersão cultural e autenticidade do destino.

"No Único, a ideia é que o hóspede conheça o lugar onde está hospedado. A experiência vai além do conforto; ela envolve conexão com as raízes locais, com a culinária e com a natureza"

explica Reyes

O Unico 20°87° Riviera Maya e o recém-anunciado Unico 20°105° Riviera Nayarit, que será inaugurado em setembro, são os expoentes dessa proposta.

PANROTAS / Marcel Buono
Marca própria e presente em duas propriedades, a Unico une luxo e a ocasião para relaxara e aproveitar dentro da oferta RCD Hotels
Marca própria e presente em duas propriedades, a Unico une luxo e a ocasião para relaxara e aproveitar dentro da oferta RCD Hotels

2. Luxo estiloso – Nobu

Já a parceria com a marca Nobu personifica o que a RCD chama de "luxo estiloso". Trata-se de um produto voltado ao viajante que valoriza design, identidade, discrição e alto padrão gastronômico — com restaurantes Nobu integrados aos hotéis e ambiente elegante, mas despojado.

"O luxo estiloso é para quem quer mostrar personalidade sem excessos. É um luxo contemporâneo, com cara de Hollywood, onde o estilo está acima da ostentação"

acrescenta o diretor.

Ao contrário da proposta all inclusive, os hotéis Nobu (como o de Los Cabos, no México) oferecem um serviço mais tradicional, onde o hóspede busca também explorar o destino fora do hotel — sem abrir mão da exclusividade interna.

Divulgação
A exclusividade e o luxo mais elegante é como a RCD entende a proposta alto padrão dom Nobu Los Cabos
A exclusividade e o luxo mais elegante é como a RCD entende a proposta alto padrão dom Nobu Los Cabos

Brasil: crescimento, potencial e reposicionamento

O mercado brasileiro tem ganhado destaque dentro da operação da RCD Hotels. Em 2025, o faturamento proveniente do Brasil cresceu 27%, e o país já representa 24% da base de hóspedes da rede na América Latina, ocupando o terceiro lugar entre os maiores emissores de turistas para propriedades como o Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana, na República Dominicana.

Além disso, o número de grupos corporativos e sociais hospedados nos hotéis da rede cresceu de maneira importante para a empresa, representando 48% das reservas brasileiras — com destaque para casamentos, que aumentaram 30% em relação ao ano anterior.

"Queremos ir além e reposicionar nossa atuação, incrementando segmentos como o de longa estadia e o de luxo. O Brasil tem muito potencial nesses dois polos", afirma Reyes.

Portfólio variado e marcas complementares

A RCD Hotels opera atualmente com cinco resorts Hard Rock, três propriedades Nobu e os hotéis da marca própria Único, além de parcerias com a Marriott, incluindo empreendimentos em Santo Domingo e Cancún.

Esse portfólio variado permite à rede atender diferentes perfis de público — do viajante que busca entretenimento completo e animado, ao que procura exclusividade, personalização e experiências gastronômicas refinadas.

A reportagem da PANROTAS viaja a convite da RCD Hotels em parceria com a Avianca

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