Filip Calixto   |   15/09/2025 16:06

Fohb destaca dados como diferencial da hotelaria e rebate polêmica de diária de 24 horas

Diretor executivo comenta política da associação, de fortalecer o setor por meio de estudos e pesquisas


PANROTAS / Filip Calixto
Orlando Souza, diretor executivo do Fohb
Orlando Souza, diretor executivo do Fohb

O Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) tem colocado a valorização de dados no centro de sua atuação. Em entrevista realizada durante o Fórum Nacional da Hotelaria, o diretor executivo da entidade, Orlando Souza, destacou que a política interna de priorizar estudos e levantamentos confiáveis já se consolidou como um dos grandes diferenciais da associação.

"Somos a única entidade da hotelaria que consegue ter dados confiáveis e consistentes. É o melhor recorte que podemos ter como mercado", afirmou Souza, lembrando que os números são tratados como uma verdadeira "mina de informação". Segundo ele, o Fohb produz relatórios tanto de forma independente quanto em parceria com instituições como HotelInvest (Panorama da Hotelaria Nacional), Noctua Advisory (como foi apresentado na manhã do próprio evento) e JLL.

Semana da hospitalidade em São Paulo

O calendário do setor em São Paulo também foi lembrado pelo executivo. A escolha da data do Fórum Nacional da Hotelaria realizado buscou criar uma sinergia com a Equipotel, feira que acontece na capital paulista de 16 a 19 de setembro.

"A ideia é transformar este período em uma semana da hotelaria e da hospitalidade em São Paulo, reforçando o protagonismo da cidade como centro de debates e negócios do setor", disse o executivo.

A polêmica da diária de 24 horas

Outro ponto abordado pelo diretor executivo foi o debate sobre a chamada "diária de 24 horas". A proposta, que surgiu em Minas Gerais, prevê que os hotéis sejam obrigados a oferecer hospedagens de 24 horas corridas, mas, segundo Souza, a medida é considerada descolada da realidade operacional.

"O que surgiu em Minas é completamente extemporâneo. Existe uma lei que já garante o período necessário para limpeza do apartamento, além de uma portaria que regula a prática. Não se trata de reduzir o direito do consumidor, mas de assegurar padrões de qualidade e segurança", afirmou.

O tema também vem sendo discutido no âmbito jurídico, com minuta de portaria sendo preparada para apresentação ao Ministério do Turismo, estabelecendo critérios técnicos de tempo entre check-out e check-in.

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Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes