Governo regulamenta Ficha de Registro de Hóspedes Digital para descomplicar check-in
Novidade desburocratiza check-in e check-out e ainda promove a economia de tempo para os hóspedes

Pouco mais de um ano após iniciar testes, o governo federal, atráves do Ministério do Turismo, instituiu oficialmente a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital. A FNRH Digital simplifica o check-in e check-out, diminuindo filas de espera nas recepção dos hotéis
A nova FNRH é mais uma regulamentação da Lei Geral do Turismo e está disponível na Plataforma FNRH Digital para todo o segmento de hotelaria do País. Entre os principais benefícios estão a desburocratização do processo de check-in e check-out, que promove a economia de tempo para os hóspedes, além da geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional.
“O Turismo brasileiro vive um momento de transformação e a FNRH Digital é um marco desse processo. Estamos eliminando burocracias, ampliando a segurança de dados e modernizando a experiência de quem viaja pelo nosso país. Essa é mais uma entrega que fortalece o setor, beneficia turistas e empreendedores, e nos coloca em sintonia com as melhores práticas internacionais”
Ministro do Turismo, Celso Sabino
Desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a plataforma permite integração com sistemas de gestão hoteleira (PMS), autenticação via gov.br, pré-preenchimento automático de dados e realização de pré-check-in por QR Code ou link. A solução também assegura conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Vantagens da FNRH
- Hóspedes: As inovações tecnológicas da Ficha de Hospedes Digital trazem benefícios para todos os envolvidos no setor. Para os hóspedes, o destaque é a possibilidade de realizar o check-in antecipadamente, de forma digital e prática, eliminando filas na recepção dos hotéis.
- Setor Hoteleiro: Para os empreendimentos, os ganhos vão desde a maior agilidade no atendimento até a redução de custos com papel, passando pela integração automática de dados e a conformidade com a legislação vigente.
- Governo: Já para o poder público, a iniciativa garante dados padronizados, estatísticas confiáveis e apoio ao planejamento estratégico do turismo.