Meliá mira crescimento ambicioso na América do Sul com foco no Turismo de luxo
Grupo espanhol reforça foco no segmento de luxo e planeja 11 novos hotéis na Argentina até 2028

GRAMADO - A Meliá Hotels International segue firme em seu plano de expansão na América Latina, com atenção especial ao Cone Sul e um olhar estratégico sobre o mercado brasileiro. A rede, que atualmente conta com 12 hotéis no Brasil, pretende chegar a 50 unidades na região nos próximos cinco anos.
Em entrevista à PANROTAS neste Festuris 2025, Carolina Quijano, diretora de Contas da rede para o Cone Sul, destacou que o grupo espanhol atravessa uma fase de crescimento “bastante ambiciosa”, com novas aberturas, conversões e renovações em andamento.
“Temos muitas propriedades somando-se ao portfólio de nossas distintas marcas, com foco especial no segmento de luxo. Entre os destaques recentes está a incorporação do Hotel Casa Lucía, em Buenos Aires, que se junta ao Gran Meliá Iguazú para consolidar as bases de um circuito de luxo que a rede pretende expandir por toda a região"
Carolina Quijano, diretora de Contas da rede para o Cone Sul da Meliá
A Meliá também acaba de assumir a operação do Hotel Alejandro I, em Salta, ampliando sua presença na Argentina. O plano é chegar a 11 propriedades no país até 2028, com novas unidades previstas também em destinos como Bariloche, que receberá um hotel da marca Meliá Collection.
Atualmente, os hotéis da Meliá na Argentina registram de 30% a 35% de hóspedes brasileiros, enquanto no Caribe essa fatia chega a 10%. Na Europa, especialmente em destinos como Espanha, Portugal e Itália, os brasileiros representam entre 5% e 6% da clientela, números divulgados recentemente pelo Portal PANROTAS.
Brasil segue como mercado estratégico na região

Quijano reforça que o Brasil “segue sendo um mercado prioritário, tanto receptivo quanto emissivo”. Hoje, a rede hoteleira conta com 13 hotéis em operação no território brasileiro. “O Brasil é um mercado fundamental. O viajante brasileiro é um dos principais emissores de hóspedes para nossos destinos no Caribe e na América Latina. E sempre avaliamos oportunidades de crescimento no País”, destacou.
Um dos focos atuais da Meliá em relação ao público brasileiro, é o mercado mexicano, que deve ganhar força com a reabertura do Paradisus Cancún, prevista para as primeiras semanas de abril de 2026, após uma reforma de US$ 50 milhões. A executiva disse que há “muita expectativa” com a retomada do visto eletrônico para brasileiros, que deve impulsionar novamente as viagens ao México.
“Historicamente, o brasileiro tem sido um dos principais mercados de Cancún. A volta da facilidade de entrada vai ajudar muito na recuperação desse fluxo. Há ainda a nova rota da Copa Airlines para Los Cabos, que abrirá novas oportunidades de conectividade para o público latino-americano. No destino, por exemplo a Meliá opera os hotéis Paradisus Los Cabos e ME Cabo"
Carolina Quijano, diretora de Contas da rede para o Cone Sul da Meliá
B2B continua sendo pilar da Meliá
Mesmo com o fortalecimento do canal direto, a executiva reforçou que o mercado B2B segue como base essencial da companhia. “O mercado de agências de viagens é a base da Meliá. Continuamos apostando nessa relação comercial de longa data, que é muito sólida, especialmente no Brasil”, afirmou.
Segundo Quijano, o comportamento do viajante brasileiro continua sendo marcado pelo desejo de explorar novos destinos, mesmo diante de instabilidades econômicas. “E o brasileiro tem essa necessidade de viajar, de conhecer o mundo. É um mercado resiliente, que continua saindo e explorando, mesmo em tempos difíceis”, ressaltou.
A PANROTAS viaja a convite do Festuris.