Hotéis brasileiros são campeões em reviews on-line na América Latina
A myHotel foi quem revelou a quantidade de avaliações que as propriedades recebem regularmente

De acordo com o estudo, o principal canal usado pelos hóspedes para avaliar os estabelecimentos foi a Booking.com, com 50% dos comentários recebidos. Em seguida, com 25%, está o Google, que já ultrapassou o TripAdvisor, agora em terceiro lugar na preferência dos hóspedes, com 13% dos reviews recebidos. A lista segue com Expedia (8%) e Facebook (4%).
“O antigo livro de sugestões e reclamações que ficava na recepção dos hotéis quase não existe mais. A partir do momento que os hóspedes começaram a publicar suas opiniões nos canais de reservas on-line ou em redes sociais, os comentários ganharam uma dimensão e importância maiores”, avalia o gerente de negócios da myHotel para o mercado brasileiro, Rafael Sancinetti. “Quando um hóspede avalia um hotel em uma rede social ou em uma OTA, ele passa a ser um influenciador de futuras compras", completa.
Ainda de acordo como executivo, a avaliação de outros hóspedes está entre os três fatores mais importantes na decisão de reserva, junto a localização e o preço. “Ter bons reviews on-line faz toda a diferença, já que 92% dos hóspedes dizem que são influenciados pelos comentários de outros clientes na hora de tomar uma decisão. Além disso, 52% muda de opinião na hora da reserva ao analisar as avaliações e também as respostas dadas pelos hoteleiros aos comentários recebidos. Ou seja, é importante que o hotel responda de maneira personalizada a cada comentário negativo”, diz Sancinetti.