Filip Calixto   |   11/07/2022 18:27
Atualizada em 11/07/2022 18:28

Vertical de hospitalidade da Totvs mira mercado internacional

As soluções para hospitalidade da Totvs atendem o serviço hoteleiro de ponta a ponta

A empresa de tecnologia Totvs tem aumentado a aposta e os investimentos no segmento de hospitalidade. Com mais de 1,8 mil hotéis na carteira latino-americana de clientes, a companhia busca ampliar os números na região e já começou a fornecer soluções também para meios de hospedagem da Europa e África. Para todos eles prometendo ferramentas que cuidem da operação hoteleira "de ponta a ponta", com sistemas que possam conquistar e fidelizar hóspedes ou até mesmo cuidar dos pagamentos e dos balanços internos.

Divulgação
Claudio Cordeiro, diretor de Hospitalidade da Totvs
Claudio Cordeiro, diretor de Hospitalidade da Totvs
"O que a Totvs tem atualmente é uma oferta completa para cuidar da gestão e da distribuição dos hotéis", afirma o diretor de Hospitalidade da companhia, Claudio Cordeiro. Com essa declaração, o executivo resume o alcance dos produtos disponíveis no portfólio da companhia, que vão do backoffice ao marketing a partir de ferramentas criadas internamente e até algumas operadas em parcerias.

Dentro do leque de disponibilidades Totvs estão soluções de gestão de canais, automação e serviço de marketing, backoffice, PMS, distribuição, POS e menu digital. Na lista de marcas parceiras para prestação de serviços estão RD Station (empresa dos segmentos de Automação de Marketing e CRM de Vendas), Pmweb (que conta com uma plataforma de e-commerce que vai além da venda de reservas) e Tribuzona (uma agência especializada em Marketing Hoteleiro focada em alcançar resultados que impactam positivamente as vendas diretas). Já na relação de usuários dos produtos desenvolvidos estão, principalmente, empreendimentos de rede, com atendimento mais voltado ao corporativo e que buscam melhoria de rentabilidade e controle interno.

"Nos hotéis de rede vinculados ao Fohb (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil), por exemplo, boa parte utiliza sistemas Totvs. O mesmo se aplica aos clientes que atendemos nos países vizinhos e aos que estão entrando na nossa carteira de atendimento, como o novo Jo&Joe, da Accor, em Medellín, na Colômbia", informa Cordeiro.

O padrão no tipo de hotel que escolhe a Totvs como provedora de tecnologia pode ser atribuída à busca por uniformidade no sistema de gestão e noção de que se trata de uma empresa que atua em muitos outros mercados, conforme acredita o diretor de Hospitalidade da empresa. De acordo com ele, por ser uma companhia que nasceu como criadora de sistemas tecnológicos e trabalhar com outras verticais, toda a experiência adquirida em outros mercado pode ser aplicada na criação de soluções para hotéis, o que dá vantagem competitiva e a possibilidade de atender de maneira personalizada.

A Totvs trabalha a partir de dois blocos. O principal e mais rentável é o chamado de Cross, que corresponde a 60% do faturamento da companhia e, em suma, representa a criação de softwares para diversos mercados. O outro bloco é o de soluções tecnológicas criados para segmentos específicos; são oito verticais e o Hospitality é o quinto em geração de receita.

RENTABILIDADE
O aumento de rentabilidade é, certamente, um dos objetivos fundamentais para os gestores que buscam a Totvs como provedora de soluções virtuais. E por isso, segundo lembra Cordeiro, é importante ter ferramentas uniformes, que sejam capazes de tirar lucro de todas as operações envolvidas na prestação de serviço de um hotel.

De acordo com o executivo, o "business performance" capaz de alavancar as receitas deve se fixar em três pontos principais: melhor operação, diminuição de custo e potencialização de vendas e fidelização.

Divulgação
A Totvs investe em tecnologia para hospitalidade desde 2016
A Totvs investe em tecnologia para hospitalidade desde 2016
Esses três aspectos cobrem de maneira quase que total a jornada de um hotel do ponto de vista administrativo. "A melhora da rentabilidade está em todos os processos, sempre que eles são bem feitos", pontua, lembrando que outro ponto importante para a lucratividade é a melhora das vendas diretas, que podem ser feitas a partir das três diretrizes já citadas.

TREINAMENTOS
Como os sistemas ainda podem gerar algumas falhas pontuais de compreensão e manuseio, a Totvs prepara uma série de treinamentos para seus clientes. O primeiro deles vem já no momento de compra. Quando um hotel procura a empresa de tecnologia, já é apresentado aos detalhes das ferramentas e na instalação dos sistemas a um período de orientação e acompanhamento.

"Além dessa capacitação formal, que vem com o produto, no entanto, oferecemos webinares que ficam disponíveis para todos os clientes falando sobre uma série de assuntos e não somente sobre nossas soluções. Os hoteleiros também têm acesso a vídeos com dúvidas mais frequentes, em formato tutorial."

Outra ação educativa é a montagem e distribuição de informativos que são enviados depois de cada contato do cliente com o suporte Totvs. "Quando ele faz um acesso ao suporte nós mandamos um material escrito e explicativo. De todos os atendimentos do suporte, quase 50% são atendidos por esse informativo, que chamamos de mini manuais", completa Cordeiro.

Tópicos relacionados