Karina Cedeño   |   11/08/2025 09:31

Como a tecnologia pode transformar a hospitalidade e maximizar os lucros? Leia artigo

Saber em qual tecnologia investir é crucial para um negócio mais eficiente e com retornos reais


Divulgação
Camila Zucoloto, gerente de Operações e BI da BWH Hotels Brasil
Camila Zucoloto, gerente de Operações e BI da BWH Hotels Brasil

A Inteligência Artificial já faz parte do setor hoteleiro, mas de que forma os profissionais do setor podem identificar as ferramentas que geram resultados efetivos? Camila Zucoloto, gerente de Operações e BI da BWH Hotels Brasil, revela, no artigo abaixo, sua visão sobre como a tecnologia, aplicada de forma estratégica e personalizada, pode transformar a hospitalidade e potencializar os lucros.

Leia, abaixo, o texto na íntegra:

O boom da inteligência artificial na hotelaria: como utilizar a tecnologia com estratégia e resultado

Por Camila Zucoloto

Sabemos que a inteligência artificial, que antes parecia tão distante, já não é novidade para ninguém. No entanto, diante da enxurrada de informações e soluções tecnológicas, manter- se atualizado sobre as ferramentas mais eficientes, especialmente aquelas voltadas a setores tão peculiares quanto a hotelaria, tornou-se um desafio essencial.

Do backstage ao atendimento ao hóspede, passando pela otimização de processos e por chatbots que tornam as reservas mais assertivas, as inovações são inúmeras. Mas nem sempre funcionam para todos os perfis de empreendimento.

É totalmente válido ter acesso e fazer uso das mais diversas tecnologias e inovações. Ainda assim, faz parte da nossa estratégia com os hotéis entender o momento e a forma correta de utilizá-las, evitando falsas crenças e objeções que parecem se aplicar a todos. Nada funciona para todo mundo.

Em um País emergente como o Brasil, o acesso a essas ferramentas nem sempre é rápido e, principalmente, econômico. Saber em qual tecnologia investir é, portanto, crucial para um negócio mais eficiente e com retornos reais.

Por exemplo, investir em um sistema de gestão de hóspedes (Guest Management System) deixa de ser efetivo quando não há controle, nem clareza sobre as informações inseridas na plataforma. É ter a funcionalidade sem a usar por completo, transformando inovação em custo.

Para a BWH Hotels, no Brasil e globalmente, o acesso à tecnologia é um fator estratégico para todas as propriedades. Nosso suporte vai além da recomendação de ferramentas: ele é personalizado, pensado de acordo com as realidades e necessidades de cada hotel. Assim, sabemos se o ideal é focar no uso de soluções analíticas, como Lighthouse ou STR, ou optar por algo mais prático para o dia a dia da operação, como Canary ou Medallia.

A verdade é que, sim, a inteligência artificial tem contribuído para uma transformação significativa na hospitalidade e na oferta de serviços. Mas o grande diferencial está no uso estratégico dessas ferramentas, com um entendimento completo de suas funcionalidades e objetivos. Só assim é possível garantir impactos reais nos resultados do negócio, indo além do modismo e gerando valor tanto para o hóspede quanto para o hoteleiro. Tecnologia, para nós, só é inovação quando se traduz em hospitalidade mais humana e resultados sustentáveis”.

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