Juliana Monaco   |   11/11/2020 15:43
Atualizada em 11/11/2020 15:44

Mudança de mindset será foco na Conferência de Turismo LGBT

A 4ª edição da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT acontece de 17 a 19 de novembro


Divulgação
O evento será realizado on-line nos dias 17, 18 e 19 de novembro
O evento será realizado on-line nos dias 17, 18 e 19 de novembro
Na próxima semana, a Câmara LGBT realizará a 4ª edição da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT, que acontecerá no formato virtual de 17 a 19 de novembro, das 9h às 18h. Além de painéis com importantes temas do segmento, a plataforma vai contar com o Espaço Inspiração, dedicado a vídeos informativos e inspiracionais de destinos e parceiros do Turismo LGBTQ+, e com o Espaço Certificação, que vai oferecer treinamentos para profissionais do setor ampliarem seus conhecimentos.

O evento terá três principais pilares: Turismo LGBT, Empresas e Cultura. Em relação ao Turismo LGBT, o grande mote é a mudança de mindset dos profissionais para que entendam, de fato, o que é o Turismo LGBT. "Temos que desmistificar que o Turismo LGBT é somente para homens gays, de 25 a 55 anos, solteiros e que gostam de balada. Turismo LGBT é para gays, lésbicas, transexuais, travestis e muitos outros públicos com necessidades diferentes. O mercado também tem que entender que o público LGBT não viaja mais sozinho. Por isso, estamos trazendo isso na conferência para reforçar que o Turismo LGBT é muito maior do que o trade acredita. Enquanto não houver essa compreensão, o setor não vai conseguir atender esse público e, consequentemente, vai deixar de fazer mais negócios, gerar emprego e renda", destacou o presidente da Câmara LGBT, Ricardo Gomes.

O pilar Empresas focará na cadeia de valor para que pequenos empresários LGBT tenham a oportunidade de prestar serviços e vender produtos para grandes corporações. Já em relação à Cultura, a conferência trabalhará o fomento dos negócios por meio da cultura da diversidade. No dia 19, os painéis abordarão temas pertinentes às empresas comprometidas com a diversidade e inclusão, diversidade na cadeia de suprimentos, empregabilidade e cultura.

TURISMO LGBTQ+

Neste ano, a Câmara LGBT registrou um grande aumento na procura de empresas para se filiar à entidade. Segundo Gomes, o nicho de Turismo LGBT está crescendo bastante dentro do trade, apesar da pandemia. "Tivemos muitos cases que mostram esse crescimento do segmento, como as operadoras Diversa, Orinter e Visual Turismo. Além desses grandes nomes, diversos destinos se afiliaram à Câmara, como o Mato Grosso do Sul, patrocinador master da conferência. Neste ano, também iniciamos um acordo de cooperação com o Estado de São Paulo, que será desenvolvido no próximo ano, para fomentar o Turismo LGBT em todo o Estado", explicou.

Emerson Souza
Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT
Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT
De acordo com a recente pesquisa realizada pela International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), o Turismo LGBT é o segmento com maior chance de retomar primeiro, já que os viajantes LGBTQ+ se sentem mais dispostos a viajar do que os viajantes em geral. Para o presidente da Câmara LGBT, esses dados mostram o potencial do setor para atrair turistas no pós-pandemia. "As últimas pesquisas revelam que o público LGBT é o que volta primeiro. Talvez seja por isso que o trade tem olhado de forma mais carinhosa para esse público. Sabemos que 2021 não será incrivelmente maravilhoso e que ainda teremos um tempo até a economia se estabilizar, mas acredito que teremos uma boa retomada. A Câmara e as empresas estão apostando muito no potencial do Turismo LGBT para aquecer os negócios, já que é o Turismo mais quente do momento", revelou Gomes.

Confira a programação completa da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT e faça sua inscrição gratuitamente aqui.

*A PANROTAS é media partner da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT.

Tópicos relacionados