Danilo Teixeira Alves   |   05/03/2020 11:57
Atualizada em 05/03/2020 12:03

Despegar/Decolar registra R$ 18,6 bilhões em reservas em 2019

O Brasil, o maior mercado da Despegar, registrou um aumento anual de 2% nas transações, segundo balanço

Maior OTA da América Latina, a Despegar (Decolar no Brasil) registrou um total de 10,7 milhões de transações em 2019, que contabilizaram US$ 4,7 bilhões em reservas brutas no acumulado do ano (ou cerca de R$ 18,6 bilhões, com o câmbio médio de R$ 3,947). Houve prejuízo no ano de US$ 20,9 milhões e lucro bruto de US$ 524,9 milhões (-1%), sendo US$ 201,6 milhões em passagens aéreas (queda de 6%) e US$ 323,2 milhões em pacotes, hotéis e outros produtos de viagens (aumento de 2%).

Em relação ao quarto trimestre de 2019, a OTA celebrou o crescimento de transações efetivadas e de room nights em 7% e 3%, respectivamente. Já a participação de transações móveis cresceu 4,66 p.p. na comparação anual, correspondendo a 41% das transações totais. Pacotes, hotéis e outros produtos de viagens representaram 63% da receita total, um aumento de 130 bps (basis points) em relação ao mesmo período de 2018.

Divulgação
Damian Scokin, CEO da Despegar
Damian Scokin, CEO da Despegar
Excluindo encargos extraordinários, o EBITDA ajustado foi de US $ 12,5 milhões. O EBITDA ajustado reportado foi de US $ 8,3 milhões, comparado a US $ 13,9 milhões no 4T18. Já o fluxo de caixa operacional foi de US$ 15,3 milhões no 4T19, ante os US $ 5,4 milhões contabilizados no 4T18.

"Estamos satisfeitos com os fortes resultados do quarto trimestre e com a execução bem-sucedida de nossas iniciativas estratégicas. Durante os três últimos meses do ano, as reservas e receitas brutas aumentaram 26% e 34%, respectivamente, em base neutra em termos de câmbio”, destacou o CEO da Despegar, Damian Scokin.

“Fizemos conquistas significativas na implementação de nossa estratégia, discutida em nosso recente Dia do Investidor. Anunciamos a aquisição da BestDay no México, o que nos permitirá não apenas expandir nossa presença no México, mas também fortalecer nossa participação não aérea e desenvolver novos recursos nos setores B2C e B2B; lançamos nosso programa de fidelidade no Brasil, que é um facilitador de crescimento a médio prazo. Além disso, também estamos satisfeitos com os benefícios de nosso investimento na construção da marca, o que se reflete no aumento do uso do nosso aplicativo móvel, que representou 41% das transações no quarto trimestre”, disse o executivo.

“O trimestre e o ano não ficaram isentos de alguns desafios externos e alguns deles devem continuar no primeiro trimestre. No entanto, olhando para o futuro, continuamos focados em fortalecer nossos negócios por meio de investimentos direcionados, mantendo um balanço saudável e uma estratégia de integração muito focada para as Viagens Falabella e o Best Day”, completou Scokin .

NO BRASIL
Durante o 4T19, o Brasil, o maior mercado da Despegar, responsável por 39% do total de pedidos, registrou um aumento anual de 2% nas transações, apesar de uma contração significativa da capacidade em viagens aéreas internacionais no trimestre. As reservas brutas aumentaram 7% ano a ano em uma base neutra em termos de câmbio e diminuíram 1% conforme relatado.

A empresa teve gastos de US$ 3,6 milhões com o fechamento da Avianca Brasil e US$ 8,6 milhões com o rebranding da OTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Colaboração para o Portal PANROTAS

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!