Danilo Teixeira Alves   |   05/03/2020 11:57   |   Atualizada em 05/03/2020 12:03

Despegar/Decolar registra R$ 18,6 bilhões em reservas em 2019

O Brasil, o maior mercado da Despegar, registrou um aumento anual de 2% nas transações, segundo balanço

Maior OTA da América Latina, a Despegar (Decolar no Brasil) registrou um total de 10,7 milhões de transações em 2019, que contabilizaram US$ 4,7 bilhões em reservas brutas no acumulado do ano (ou cerca de R$ 18,6 bilhões, com o câmbio médio de R$ 3,947). Houve prejuízo no ano de US$ 20,9 milhões e lucro bruto de US$ 524,9 milhões (-1%), sendo US$ 201,6 milhões em passagens aéreas (queda de 6%) e US$ 323,2 milhões em pacotes, hotéis e outros produtos de viagens (aumento de 2%).

Em relação ao quarto trimestre de 2019, a OTA celebrou o crescimento de transações efetivadas e de room nights em 7% e 3%, respectivamente. Já a participação de transações móveis cresceu 4,66 p.p. na comparação anual, correspondendo a 41% das transações totais. Pacotes, hotéis e outros produtos de viagens representaram 63% da receita total, um aumento de 130 bps (basis points) em relação ao mesmo período de 2018.

Divulgação
Damian Scokin, CEO da Despegar
Damian Scokin, CEO da Despegar
Excluindo encargos extraordinários, o EBITDA ajustado foi de US $ 12,5 milhões. O EBITDA ajustado reportado foi de US $ 8,3 milhões, comparado a US $ 13,9 milhões no 4T18. Já o fluxo de caixa operacional foi de US$ 15,3 milhões no 4T19, ante os US $ 5,4 milhões contabilizados no 4T18.

"Estamos satisfeitos com os fortes resultados do quarto trimestre e com a execução bem-sucedida de nossas iniciativas estratégicas. Durante os três últimos meses do ano, as reservas e receitas brutas aumentaram 26% e 34%, respectivamente, em base neutra em termos de câmbio”, destacou o CEO da Despegar, Damian Scokin.

“Fizemos conquistas significativas na implementação de nossa estratégia, discutida em nosso recente Dia do Investidor. Anunciamos a aquisição da BestDay no México, o que nos permitirá não apenas expandir nossa presença no México, mas também fortalecer nossa participação não aérea e desenvolver novos recursos nos setores B2C e B2B; lançamos nosso programa de fidelidade no Brasil, que é um facilitador de crescimento a médio prazo. Além disso, também estamos satisfeitos com os benefícios de nosso investimento na construção da marca, o que se reflete no aumento do uso do nosso aplicativo móvel, que representou 41% das transações no quarto trimestre”, disse o executivo.

“O trimestre e o ano não ficaram isentos de alguns desafios externos e alguns deles devem continuar no primeiro trimestre. No entanto, olhando para o futuro, continuamos focados em fortalecer nossos negócios por meio de investimentos direcionados, mantendo um balanço saudável e uma estratégia de integração muito focada para as Viagens Falabella e o Best Day”, completou Scokin .

NO BRASIL
Durante o 4T19, o Brasil, o maior mercado da Despegar, responsável por 39% do total de pedidos, registrou um aumento anual de 2% nas transações, apesar de uma contração significativa da capacidade em viagens aéreas internacionais no trimestre. As reservas brutas aumentaram 7% ano a ano em uma base neutra em termos de câmbio e diminuíram 1% conforme relatado.

A empresa teve gastos de US$ 3,6 milhões com o fechamento da Avianca Brasil e US$ 8,6 milhões com o rebranding da OTA.

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