Artur Luiz Andrade   |   24/07/2020 20:55   |   Atualizada em 27/07/2020 16:50

Cadastro do MTur já tem 31,6 mil agências de viagens e 14 mil hotéis

14 mil hotéis e 5,8 mil organizadoras de eventos também já estão no Cadastur

Site do Cadastur
Site do Cadastur
O número de registros no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) teve um aumento de 38% entre os meses de maio e julho deste ano, segundo levantamento do MTur. Para o ministério, esse acréscimo se deve, principalmente, à necessidade do documento para a emissão do selo “Turismo Responsável”, lançado pela pasta juntamente com protocolos de segurança e saúde por segmento do Turismo, e para a solicitação de financiamentos de parte dos R$ 5 bilhões via Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Atualmente, o sistema conta com mais de 110 mil empreendimentos do setor formalizados junto ao Ministério do Turismo.

Na divisão por segmentos, as empresas organizadoras de eventos foram as que mais registraram crescimento no período: 13%, chegando a cerca de 5,8 mil empreendimentos. Os meios de hospedagens tiveram um incremento de 7%, atingindo mais de 14 mil unidades regularizadas. O sistema incorporou ainda mais de mil agências de viagens em todo o País, totalizando 31.686 agências regularizadas: aumento de 3,7%.

Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio
“O Cadastur é um programa fundamental para ampliar a oferta de segurança e confiança aos nossos turistas dos serviços turísticos ofertados em todas as regiões do País. Confere também aos estabelecimentos e profissionais credibilidade com a regularização. É um ganho para o Brasil e para o cidadão, principalmente neste momento que passamos”, disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Nos últimos 12 meses mais de 20 mil prestadores de serviços turísticos foram registrados pelo Cadastur, um aumento de 22%. A maioria dos programas e ações do Ministério do Turismo voltados para os municípios e empreendedores, como o financiamento de projetos, exige o número do Cadastur.
MTur
Cadastros por Estado (fonte: MTur)
Cadastros por Estado (fonte: MTur)
A plataforma também é fonte de consulta para os turistas, que podem verificar a situação de cada prestador ou empresa que preste serviços turísticos no seu Estado. O cadastro é feito de forma totalmente on-line e gratuita.

O sistema, obrigatório para sete segmentos - agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, transportadoras turísticas e guias de turismo. O número do Cadastur precisa ser renovado a cada cinco anos para os guias de turismo e a cada dois anos para as demais atividades.

Saiba mais em https://cadastur.turismo.gov.br/.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias