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CONSOLIDADORAS

Boa relação com aéreas é diferencial para consolidadora

Principal elo entre as companhias aéreas e os agentes de viagens, as consolidadoras são fundamentais no Turismo no Brasil. Para se ter uma ideia dessa importância, no País, apenas 820 agências de viagens são associadas da Iata (Associação Internacional de Empresas Aéreas) e conseguem emitir passagens diretamente com aéreas. Mas como as consolidadoras podem se destacar no mercado, em um cenário cada vez mais competitivo?

Divulgação / Ancoradouro
Juarez Cintra, Cassio Oliveira e Juarez Cintra Neto
Juarez Cintra, Cassio Oliveira e Juarez Cintra Neto
Para a Ancoradouro, é essencial ter um ótimo relacionamento com as aéreas para trazer as melhores vantagens aos agentes de viagens na hora da venda. "Na venda da consolidação, não há muita diferença de preço, já que as companhias oferecem as mesmas condições para as empresas. Então, é preciso apostar em outros diferenciais para agregar valores", explica o presidente da Ancoradouro, Juarez Cintra Neto. “Oferecemos crédito, soluções tecnológicas, treinamento, marketing, soluções financeiras, criatividade para que o agente de viagens possa prestar um serviço sob medida para seu cliente”.

A proximidade com companhias aéreas é importante para a realização de diversas ações da Ancoradouro e ajuda a fortalecer o trabalho dos agentes de viagens. Alguns exemplos são visitas técnicas – ou site inspection – em aeroportos, famtrips, campanhas de vendas em geral e workshops de capacitação.

O Encontro Ancoradouro, principal evento do ano da consolidadora, também é realizado graças ao apoio das áreas. “Sem elas apostando desde o início, o evento não seria o sucesso que é”, comenta Cintra Neto. Este ano, realizado em maio, o Encontro acumulou aproximadamente 20 horas de capacitações para cerca de 450 agentes de viagens de todo o Brasil.

Além disso, a Latam especificamente investe em toda a frota de carros da Ancoradouro, que percorre todo o País com os executivos da empresa. A aérea ainda disponibiliza um núcleo para atender a consolidadora em negociações flexíveis, que avaliam caso a caso dos clientes.

“O nosso compromisso exclusivo com o agente - não competimos com eles em hipótese alguma - nos garante um bom relacionamento e fidelidade das agências, além de ajudar também com as companhias, que podem ter a certeza de que, as condições conferidas à nós, têm um único destino, o agente”, defende o VP comercial do Grupo Ancoradouro, Cassio Oliveira.

A tradição do grupo também ajuda na relação com as companhias. Criada em Campinas há 30 anos, a Ancoradouro conta hoje com uma base de três mil agências de viagens e mais de 6,5 mil usuários via e-Fácil Plus, um dos sistemas de reserva líderes da indústria. No ano passado, no total, foram R$ 785 milhões em vendas.

PARA O AGENTE
Além das vantagens decorrentes da boa relação com os fornecedores, a Ancoradouro investe em relações duradouras também com os agentes de viagens, únicos clientes do grupo. Para isso, promove frequentemente capacitações, tanto para os profissionais da indústria, quanto para a própria equipe, cada vez mais qualificada.

O atendimento, aliás, é outro diferencial. Seja de forma presencial, por telefone, Skype ou e-mail, a consolidadora aposta em personalização para atender a agentes de viagens, com plantão 24 horas. Nesse setor, é oferecido suporte aos clientes quanto a reservas, tarifas e emissão. Assim, os agentes também ficam por dentro das companhias aéreas, suas regras e particularidades.

“Nosso papel é colocar o melhor produto à disposição do agente”, afirma Cintra Neto. "A gente defende alguns pilares: transparência, comprometimento, convivência, ética, seriedade e inovação. Assim, mesmo em um mercado tão dinâmico, com muitas mudanças, o agente sabe que aqui na Ancoradouro não mudamos o nosso posicionamento - pelo contrário, investimos cada vez mais em cada um deles”.
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