Movida

Artur Luiz Andrade   |   06/07/2018 09:08

Consolidadora fecha em Vitória (ES), após "dívida não paga"

O motivo do fechamento: crédito dado e não recebido de volta a uma subconsolidadora

Emerson Souza
Edson Ruy
Edson Ruy
A consolidadora Intercontinental Turismo, de Edson Ruy, baseada em Vitória, enviou comunicado ao mercado na noite de ontem, anunciando que, depois de mais de 20 anos, fechará as portas. O motivo: crédito dado e não recebido de volta a uma subconsolidadora. Segundo Ruy, a dívida se arrasta há meses e agora ele está renegociando com as empresas aéreas o pagamento do montante devido.

"Não vamos ficar devendo, mas decidimos fechar a consolidação", disse ele ao Portal PANROTAS. A Intercontinental continuará funcionando como operadora, com grupos para a Ásia e Terra Santa principalmente. "Dar crédito nesse montante nunca mais", garante.

Cerca de 25 funcionários perderam o emprego devido ao fechamento e segundo o comunicado, dúvidas podem ser tiradas no e-mail consolidação@intertour.com.br ou no tel (27) 2104-9709. A empresa registrou faturamento de cerca de R$ 100 milhões no ano passado e teve o Iata cortado devido à dívida.

Segundo o apurado pelo Portal PANROTAS, tudo o que estava emitido e não havia sido pago (pela empresa devedora) foi cancelado pela Intercontinental, para reembolso pelas aéreas. Mas o montante não cobriria a dívida total, de acordo com a empresa de Vitória. Ou seja, passageiros das agências que compraram na subconsolidadora poderão não embarcar. Há dívidas com outras consolidadoras do mercado.

A Air Tkt já havia se manifestado contra a atuação das subconsolidadoras, pois, com margens cada vez mais estreitas, atuar como "repassador do repassador" é uma "mágica que não existe", nas palavras do diretor Ralf Aasmann. Há quem apoie o modelo e diga que o erro foi a perda do controle dos valores envolvidos.

Em dia de jogo do Brasil, a notícia cai como uma bomba no mercado. "Estou triste, não queria que a nossa consolidadora acabasse assim, mas seguimos em frente", finaliza Edson Ruy.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias