Rodrigo Vieira   |   14/08/2018 20:45

Marcelo Sanovicz analisa chegada da Esferatur à CVC Corp

Os conselhos de quem passou por situação similar três anos atrás

Beto Santos e Marcelo Sanovicz, consolidadores que despertaram atenção da CVC Corp
Beto Santos e Marcelo Sanovicz, consolidadores que despertaram atenção da CVC Corp
Um é fã confesso do outro. Beto Santos afirmou nesta manhã que é motivo de orgulho se juntar ao mesmo grupo da Rextur Advance, já que sempre admirou o trabalho, a integridade e a amizade do ex-comandante da consolidadora Marcelo Sanovicz. Este último, por sua vez, diz que a afinidade é recíproca e reconhece o alto astral e a aura positiva que a Esferatur sempre carregou no mercado. Hoje ambos brindaram pela primeira vez jogando no mesmo time, a CVC Corp.

LEIA TAMBÉM: CVC Corp anuncia aquisição da Esferatur por R$ 245 milhões (e todas as outras notícias do caso)

Quem não gostaria de saber o que Sanovicz, que há três anos estava na posição de consolidador "adquirido" pelo mesmo grupo, falou ao amigo Beto Santos? "Brindamos porque o momento é espetacular. Só mostrei a ele que estou muito feliz no caminho que tomamos e as coisas deram certo para nós. Palavras de tranquilidade, mas nada do que ele não saiba, pois essa transação não foi feita do dia para noite. Elas nunca são", revela o bem humorado Marcelo Sanovicz ao Portal PANROTAS. "Estou muito feliz com a decisão não só do Beto como dos outros sócios de aderirem a esse movimento, que é o correto a se fazer. Certamente um movimento inteligente, focado, de muito trabalho, dedicação e gestão. É o que está se provando que é correto no mercado de consolidação do Brasil."

MOMENTOS DIFERENTES
Cada transação teve uma situação. Quando a CVC, em 2015, comprou 51% da Rextur Advance por R$ 208 milhões (só no ano passado comprou todo seu capital), todas as partes - e o mercado - viviam outro momento. Tratava-se de um marco histórico, o primeiro grande passo do grupo do ABC Paulista para se tornar a potência que hoje é, dono da Submarino Viagens, Trend, Experimento, Visual e, claro, da sua operadora de lazer, onde tudo começou.

"Eles foram buscar a maior do setor de consolidação, o que foi excelente tanto para CVC Corp quanto para nós. Agora estamos falando de uma nova fase, nova transação. O Beto tocando a Esfera, o Luciano Guimarães na Rextur Advance, eu no comitê de estratégia, o Fogaça assumindo a companhia, o Falco em processo de transição. O negócio demora justamente por isso, para ser bom a todas as partes, e no fim somos todos sócios", afirma Sanovicz. "O que antes era uma novidade para a CVC Corp, agora está pronto, virou estratégia conhecida pela companhia, e estratégia bem sucedida, pois são 15 trimestres de crescimento comprovado. É praticamente impossível encontrar uma empresa que se compare a isso."

Sanovicz se orgulha em dizer que perpetuou a Rextur Advance no maior grupo de viagens da América Latina. "Participar como acionista e fazer parte de toda a estratégia é um orgulho, de fato. O Beto vai entrar agora nesse circuito e tenho certeza que vai se sair muito bem dessa empreitada daqui alguns anos", prevê o ex-diretor da Rextur Advance. Beto Santos fica na liderança da Esferatur, com marca separada da Rextur Advance, até 2021.

MONOPÓLIO
Sanovicz rechaça as alegações de parte do mercado que vê um monopólio com a compra de uma grande feita por uma gigante. Para ele, o setor é muito grande, com novidades aparecendo constantemente, e muitas formas diferentes de se vender viagens. Ele faz um comparativo com outros setores da economia, em que existem empresas grandes e pequenas e cada uma se estebelece em seu nicho e... trabalhe.

"Cada um adota sua estratégia. A CVC Corp foi comprando, comprando e agora compra a segunda maior consolidadora do Brasil. É um caminho normal."

Tópicos relacionados