Karina Cedeño   |   14/09/2023 16:36
Atualizada em 14/09/2023 16:40

123 Milhas: "Para nós estava claro que ia acabar mal", diz Juarez Neto

Sócio-diretor da Ancoradouro destacou a importância do trabalho dos agentes de viagens diante do caso


PANROTAS / Emerson Souza
Juarez Neto, sócio-diretor da Ancoradouro
Juarez Neto, sócio-diretor da Ancoradouro

O sócio-diretor da Ancoradouro, Juarez Neto, falou ao Portal PANROTAS sobre a importância do trabalho dos agentes de viagens, principalmente após o caso da 123 Milhas.

“Para nós estava muito claro que era um esquema de pirâmide, que isso mais cedo ou mais tarde ia acabar mal, da forma que acabou. Eu só não imaginei que a dívida fosse nesse valor tão alto, de R$ 2,3 bilhões. É surreal. É um grande golpe”, destaca Neto.

“Nós respeitamos muito os nossos fornecedores, principalmente Latam e Gol, companhias que eram veementemente contra uma situação dessas, de alimentar os milheiros. Nós entendemos e concordamos com isso, não atendemos a nenhum milheiro, e tem também o outro lado: nós vimos que havia uma concorrência desleal com o nosso cliente, o agente de viagens”

O diretor da Mondiale, Edson Ruy, se diz surpreso com o comportamento de algumas empresas do mercado, diante dessa situação. “Quando vi a lista dos credores da 123 Milhas, havia lá o nome de um monte de gente que diz que só atende agentes de viagens. Ficou comprovado o contrário”, destaca Ruy.

PANROTAS / Emerson Souza
Edson Ruy, diretor da Mondiale
Edson Ruy, diretor da Mondiale

“O pior de tudo são as empresas que soltaram um comunicado dizendo que a 123 Milhas era mais um cliente, como qualquer outro, colocando-a no mesmo nível de todos os agentes de viagens", complementa Neto.

Segundo Juarez Neto, a covid-19 foi uma situação que reforçou e deu ainda mais visibilidade ao trabalho do agente de viagens, porque durante a pandemia não só as empresas de milhas, como várias outras OTAs, não deram atendimento necessário ao passageiro. "O agente, sim, atendeu seu passageiro, deu respaldo a ele. Então, eu acho que o fator pandemia, somado a esse caso da 123 Milhas, deu ênfase à importância do trabalho do agente. Nós sentimos esse fato, a Ancoradouro é um termômetro muito bom para isso, sendo que nós só vendemos por meio deste profissional, e as vendas aumentaram", destaca.

"É importante que o consumidor aprenda com isso e a gente espera que o mercado se profissionalize e busque profissionais. Que aumente a régua de qualificação na busca de profissionais, de fato", complementa Ruy.

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