Rodrigo Vieira   |   27/02/2024 16:41
Atualizada em 28/02/2024 00:28

Ancoradouro e Flytour deixam AirTkt e são seguidas por mais 2 empresas

Restam cinco empresas no quadro de associados da entidade

PANROTAS / Emerson Souza
Luciano Guimarães, da BeFly, e Juarez Neto, do Grupo Ancoradouro
Luciano Guimarães, da BeFly, e Juarez Neto, do Grupo Ancoradouro

A AirTkt perdeu duas associadas de seu quadro nesta terça-feira (27). Ancoradouro e Flytour Consolidadora pediram desligamento voluntário da Associação Brasileira de Distribuidores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens.

Ontem (26), a AirTkt também foi notificada sobre a renúncia de seu presidente do Conselho de Administração, Luciano Guimarães. Falta de tempo para conduzir a associação em paralelo com seu cargo de vice-presidente da BeFly foi o motivo dado pelo executivo. Quem o substituiu na presidência da Airtkt foi Eraldo Palmerini, da BRT.

Luti Guimarães foi novamente procurado pela reportagem, agora para se manifestar sobre a saída da Flytour Consolidadora da AirTkt.

Como Flytour e BeFly, não entendo mais ser importante participar e dedicar meu tempo à AirTkt. A consolidação passa por muitas mudanças no momento, inclusive com antigas empresas que já declararam mudanças no seu quadro societário e, infelizmente, não acredito que em um futuro próximo haverá diálogo coerente entre algumas consolidadoras.

Luciano Guimarães, vice-presidente da BeFly e ex-presidente da AirTkt

Juarez Cintra Neto também esclareceu o motivo de sua saída. A consolidadora com matriz em Campinas, segundo ele, também não vê mais razões para permanecer na AirTkt, mas se põe à disposição do mercado para dialogar sempre em prol do segmento.

Nosso posicionamento sempre foi de muito respeito, de diálogo com clientes, fornecedores e concorrentes. Nunca tivemos problema com ninguém e jamais vamos querer buscar atritos. Então, para preservar o bom relacionamento que sempre tivemos, preferimos nesse momento nos desligar da AirTkt, pois não enxergávamos motivo nem ambiente saudável para continuar. A Ancoradouro está focada em seus negócios, em seus objetivos. Reforço que nosso relacionamento com clientes, fornecedores e concorrentes sempre foi aberto, transparente e assim queremos continuar. Percebemos, portanto, que o melhor para que isso aconteça é sair da associação.

Juarez Cintra Pereira Neto, presidente da Ancoradouro

AirTkt lamenta e diz que foi pega de surpresa

"Fomos surpreendidos com esta decisão individual das duas consolidadoras. Para uma associação de poucos membros, é uma perda muito significativa. Estamos trabalhando junto com outras associações em temas muito importantes como o PERSE e a Reforma Tributária, que são cruciais para todo o setor de Turismo. Nossa responsabilidade de representação das agências de viagens consolidadas precisa ser maior do que qualquer razão individual. De qualquer forma, após a renúncia do presidente da AirTkt, estamos cumprindo o estatuto e realizando uma assembleia extraordinária no dia 7 de março", afirma o diretor executivo da AirTkt, Ralf Aasmann, endossado pelo novo presidente Eraldo Palmerini (da BRT).

Confiança e Tyller também deixam a Airtkt

Ancoradouro e Flytour puxaram uma fila maior de consolidadoras dissidentes da AirTkt. Confiança e Tyller também abandonaram o barco instantes depois de Juarez Neto e Luciano Guimarães decidirem pela saída.

O que dizem as outras associadas da AirTkt

Por meio de Cássio Oliveira, a Sakura comunica que recebeu a notícia com tristeza. O executivo dedicou um ano de sua carreira à AirTkt, nos primeiros voos da entidade, assim que ele deixou a RexturAdvance. "Contudo, só nos resta respeitar a decisão deles. A Sakura prefere conversar e decidir em conjunto o futuro da AirTkt", afirma Oliveira.

A RexturAdvance, por ora, prefere não fazer comentários sobre o caso.

BRT foi procurada e, tão logo se posicione, esse espaço será atualizado pela reportagem.

Tópicos relacionados