Pedro Menezes   |   15/05/2026 15:56

IDET PANROTAS: Consolidadoras fecham quadrimestre com crescimento consistente

Em abril, o crescimento médio de vendas entre as consolidadoras que expandiram foi de 21,98%


Em abril, o crescimento médio de vendas entre as consolidadoras que expandiram foi de 21,98% ano a ano
Em abril, o crescimento médio de vendas entre as consolidadoras que expandiram foi de 21,98% ano a ano

As consolidadoras tiveram o desempenho mais homogêneo entre as três verticais (consolidadoras, TMCs e operadoras) acompanhadas pelo IDET PANROTAS. Em janeiro e março, 100% das 11 empresas da vertical reportaram crescimento de vendas em relação ao mesmo mês de 2025. Já em fevereiro e abril, o índice ficou em 81,82%, ainda muito acima da média geral do mercado.

O IDET PANROTAS nasceu com o propósito de ser o "termômetro" mais preciso do mercado turístico brasileiro, consolidando dados reais e o nível de confiança das 33 maiores empresas do setor. Nesta semana, a ferramenta foi atualizada com os números referentes ao mês de abril.

Em abril, o crescimento médio de vendas entre as consolidadoras que expandiram foi de 21,98% ano a ano. Somente uma empresa da vertical (9,09%) registrou queda, com recuo médio de 15%, o que, isolado em um grupo de 11, não compromete a leitura amplamente positiva do conjunto.

Em abril, percentual médio de crescimento chegou perto dos 22%
Em abril, percentual médio de crescimento chegou perto dos 22%

O indicador de margem reforça a solidez do período: em abril, 90,91% das consolidadoras reportaram margens maiores do que no mesmo mês de 2025, o maior índice entre as três verticais. Nenhuma empresa reportou queda de margem no mês.

No indicador de quadro de pessoal, por sua vez, 72,73% das consolidadoras encerraram abril com mais funcionários do que tinham no mesmo mês de 2025, o maior percentual entre as três verticais no período.

A confiança dos empresários do segmento reflete esse momento favorável. Em abril, 81,82% avaliaram o mês corrente como "Bom" ou "Muito bom", com apenas 9,09% classificando o período como "Normal" e nenhuma avaliação negativa. Para os próximos seis meses, o equilíbrio entre otimistas (45,45% esperam cenário "Melhor") e estáveis (45,45% esperam cenário "Igual") indica que o setor digere o bom momento com realismo, sem euforia, mas sem sinal de retração.

A confiança dos empresários do segmento reflete esse momento favorável
A confiança dos empresários do segmento reflete esse momento favorável

O desempenho das consolidadoras no quadrimestre pode ser lido como reflexo de dois movimentos complementares: o real mais valorizado frente ao dólar, que estimula a demanda por pacotes internacionais ao baratear o custo em reais para o consumidor final, e o aumento do volume de emissões, que nesse modelo de negócio amplifica a receita mesmo quando o ticket médio individual é comprimido.

ACESSE O IDET (ÍNDICE DE DESEMPENHO ECONÔMICO DO TURISMO).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 5590 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.