Leonardo Ramos   |   09/07/2018 10:45

Cruzeiros europeus batem recorde e movimentam ‎€ 47 bilhões

Número representa alta de 16,9% em relação ao último valor divulgado para o continente

Reprodução
MSC Seaview é um dos mais recentes navios a serem inaugurados na Europa, com capacidade para 5,3 mil cruzeiristas
MSC Seaview é um dos mais recentes navios a serem inaugurados na Europa, com capacidade para 5,3 mil cruzeiristas

A indústria de cruzeiros contribuiu com um valor recorde de 47,86 bilhões de euros para a economia europeia em 2017, revelou Clia Europa. Isso representa um aumento de 16,9% em relação ao último valor divulgado para o continente, em 2015.

"A indústria de cruzeiros continua a fazer contribuições significativas para a economia da Europa", comentou o presidente da Clia Europa e da Carnival do Reino Unido, David Dingle. “Isso graças a mais europeus escolhendo um cruzeiro de férias, mais passageiros navegando na Europa e mais navios sendo construídos nos estaleiros europeus. Isso tudo se traduz em benefícios econômicos substanciais para todo o continente".

No ano passado, os gastos diretos gerados por esse segmento chegaram a 19,70 bilhões de euros, também acima dos 16,9 bilhões em 2015.

Em termos de emprego, entre 2015 e 2017, a indústria de cruzeiros gerou mais de 43 mil novos postos de trabalho em toda a Europa - hoje são 403,6 mil empregados em empresas do tipo. Os salários e outros benefícios para os trabalhadores do continente alcançaram 12,77 bilhões de euros no ano passado.

Já quando se fala em investimento em novos navios, a Clia revelou que as armadoras gastaram 5,6 bilhões de euros em estaleiros europeus no ano passado, alta de 22,4% em relação a 2015. Apenas para 2021 são previstos 66 navios atualmente na carteira de encomendas dos estaleiros da Europa que custarão aproximadamente 29,4 bilhões de euros.

EUROPA VS. CARIBE
A Europa segue como o segundo destino de cruzeiros mais popular do mundo, perdendo apenas para o Caribe. O estudo da Clia apontou que 6,5 milhões de passageiros embarcaram em seus navios a partir de portos europeus em 2017, 6,1% a mais que em 2015.

Em número total de cruzeiristas os cidadãos da Europa também aparecem bem: são o segundo em números no globo, com 6,96 milhões de europeus entraram em um navio em 2017.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Colaboração para o Portal PANROTAS

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!