Janize Colaço   |   12/07/2018 16:04

Setor de cruzeiros se une pela regularização de píeres

São esperados 350 mil cruzeiristas nas rotas e pelo menos sete navios

Divulgação/Costa Cruzeiros
Sete navios passarão pelo litoral brasileiro
Sete navios passarão pelo litoral brasileiro

A temporada de navios no Brasil começa apenas em novembro e hoje, em Brasília, uma força-tarefa federal foi montada para regularizar píeres que recebem escalas de transatlânticos. Ao todo, são esperados 350 mil cruzeiristas e sete navios que trafegarão pela costa brasileira.

De acordo com o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, o segmento de cruzeiros passa por uma redução significativa de navios, rotas e cruzeiristas, o que caracteriza uma séria perda de competitividade no setor.

“Hoje geramos 25 mil empregos, mas poderiam ser 60 mil. A burocracia e a falta de regularização vêm promovendo a desistência das operações de vários navios que antes faziam rotas pelo Brasil e hoje já escolhem outros países para navegar”, relatou.

Segundo dados da entidade, cerca de 80% dos cruzeiristas não conhecem os destinos em que os navios fazem escala, o que pode significar uma grande oportunidade para o Turismo das cidades. A Clia ainda destaca que a falta de regularização dos píeres causa a insegurança jurídica e, assim, assusta operadores privados.

Tópicos relacionados