Danilo Teixeira Alves   |   06/05/2019 15:50

MSC e Clia desmentem vídeo que viralizou na internet; veja

MSC Cruzeiros e Clia Abremar desmentem vídeo que viralizou na internet. Armadora diz que mancha no mar é o resultado  fruto da movimentação do navio 

Um vídeo polêmico divulgado na internet e que ganhou bastante repercussão nos últimos dias acusa a MSC Cruzeiros de despejar dejetos no mar de Balneário Camboriú. Diante de tal fato, a MSC Cruzeiros e a Clia Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) vieram a público para desmentir e explicar a razão da mancha que envolve o navio durante o vídeo.

Adrian Ursilli, da MSC Cruzeiros, e Marco Ferraz, da Clia Abremar
Adrian Ursilli, da MSC Cruzeiros, e Marco Ferraz, da Clia Abremar

Segundo a armadora, a "mancha marrom" nada mais é do que a areia do fundo do mar que sobe à superfície após uma manobra regular realizada pelo navio para parar em um destino. “Infelizmente, existem pessoas que tentam descrever e retratar de outra forma a situação. Reafirmamos o nosso compromisso com o meio ambiente desde práticas diárias até a avançada tecnologia instalada a bordo para a gestão ambiental efetiva e responsável”, disse a MSC Cruzeiros, em comunicado oficial.

“O video não passa de mais uma situação de fake news. O mercado de cruzeiros é um dos mais engajados na preservação do meio ambiente, afinal, todos nós vivemos disso. As companhias de cruzeiros reciclam 60% mais resíduos por passageiro do que uma pessoa recicla, em média, em terra. O setor investiu mais de US$ 1 bilhão e inovações sustentáveis em cruzeiros que navegam em todo o mundo”, afirma o presidente da Clia Abremar, Marco Ferraz.

[-Divulgação-]
Mané Ferrari, da Santur
Mané Ferrari, da Santur
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Santur, órgão responsável pelo Turismo no Estado de Santa Catarina, Leandro Ferrari (Mané Ferrari), também repudiou o vídeo. “Aquilo não são dejetos de passageiros e tripulantes. Trata-se da movimentação de sedimento do fundo do mar, em sua grande maioria, areia, que se desloca quando as hélices do navio são acionadas”, explica. Na opinião dele, é preciso elevar o conhecimento das pessoas em relação ao assunto. "Matérias e vídeos sensacionalistas acabam prejudicando o trabalho das armadoras e do destino Santa Catarina, que vem trabalhando cada vez mais para aumentar o número de navios em sua costa", comentou o diretor da Santur, que afirmou ainda que i
sto acontece em todas as escalas de navios de cruzeiros em todos os pontos de fundeio no mundo.

Em nota, a Clia Abremar reforçou que as companhias de cruzeiros seguem uma rígida legislação de tratamento de resíduos líquidos e sólidos nacional e internacional (IMO – International Maritime Organization), e que isso não se trata da política de uma única empresa, mas sim de normas de todo o setor, que trabalha com segurança para preservar o meio ambiente.
.
"Atualmente, as embarcações ficam paradas dinamicamente, com os motores funcionando, para não girarem no eixo e, por ficarem a poucos metros do fundo, levantam areia, argila ou lama apenas em volta do navio. Os sistemas de tratamento de resíduos são de última geração e o descarte só é feito a mais de quatro milhas da costa e em movimento, depois de um rígido tratamento, que resulta, na maioria das vezes, em um produto mais limpo do que a água em que os vavios navegam", explicou a associação, em nota oficial sobre o assunto.

Todas as escalas de navios dentro do Brasil são fiscalizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela Marinha do Brasil. Vale ressaltar que todas, sem exceção, são aprovadas por seguirem as normas. Os navios de cruzeiros das companhias associadas à Clia possuem oficiais de segurança ambiental a bordo, responsáveis por controlar todos os processos de tratamento de resíduos, reciclagem de materiais, além de coordenar e monitorar os procedimentos internos, visando atender às normas nacionais e internacionais.

Veja abaixo, um vídeo que explica os cuidados que a indústria de navios de cruzeiros tem com o meio ambiente:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS