Larissa Faria   |   10/09/2019 13:47

Qual o perfil do cruzeirista brasileiro? Clia responde

A Clia Brasil participou do quarto workshop internacional da MSC, em São Paulo, apresentando detalhes sobre o público cruzeirista brasileiro. Confira os dados.


Filip Calixto
O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz
O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz
Durante o quarto workshop da MSC, em São Paulo, o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, apresentou o perfil dos cruzeiristas de todo o mundo, que em 2018 correspondiam a 28 milhões de pessoas, sendo 519 mil brasileiros, 15% a mais do que em 2017. A associação descreveu que, em geral, os brasileiros que navegam têm mais de 40 anos e preferem roteiros de sete noites para o Caribe. Ásia e Mediterrâneo também estão entre os favoritos.

Neste mercado, a atuação do agente de viagens mostra-se cada vez mais importante, segundo a Clia: 81% dos clientes que fecham viagens com agências pretendem reservar um cruzeiro. “Os agentes têm um papel super importante, porque são o nosso principal canal de vendas em todo o mundo. Oferecendo as melhores ofertas, os profissionais conseguem atrair também o público que não tem o costume de comprar com eles”, indicou Ferraz. Nestas viagens, 91% das pessoas gostam da proposta de conhecer diversos lugares em um só roteiro, sendo que 87% têm o potencial para tornarem-se repeaters e 83% gostariam de prolongar a estada nos cruzeiros.

Filip Calixto
Ferraz apresentou-se para 400 agentes de viagens durante o quarto workshop da MSC, em São Paulo
Ferraz apresentou-se para 400 agentes de viagens durante o quarto workshop da MSC, em São Paulo
Entre as tendências, a Clia apontou o luxo como um nicho em ascensão. “Há lugares em que só é possível chegar com os navios. E é importante o agente estar atento a isto, porque as gerações mais jovens investem dinheiro nestas experiências. Temos mais de 100 portos no mundo para agradar a todos os perfis”, destacou o presidente.

Os cruzeiros na baixa temporada e para solteiros também foram citados como relevantes para as vendas. Os serviços à parte também podem ser uma maneira de o agente ser comissionado, pois 70% dos viajantes desejam fazer os passeios terrestres. Na temporada 2019/2020 no Brasil, serão oferecidos 530 mil leitos em 144 roteiros. No próximo ano, a Clia pretende trazer o modelo de capacitação e benefícios de seus associados também para o País.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Larissa Faria

Larissa Faria tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS