Marcel Buono   |   28/11/2019 16:53

Costa Smeralda tem novo sistema de propulsão aprovado

Após os testes na água, o navio retornou ao estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, para a conclusão das áreas internas. Sua primeira viagem será no dia 21 de dezembro

A Costa Cruzeiros informou que o seu flagship Smeralda concluiu com êxito os testes técnicos do seu novo sistema de propulsão por gás natural liquefeito (GNL) no mar, sendo o primeiro navio de cruzeiro italiano, e o segundo do mundo, a usar o combustível que reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio e gás carbônico na atmosfera.

Divulgação
Costa Smeralda zarpa para primeiro cruzeiro em 21 de dezembro
Costa Smeralda zarpa para primeiro cruzeiro em 21 de dezembro
“O abastecimento de navios de cruzeiro com GNL é uma inovação na qual fomos os primeiros a acreditar quando encomendamos o Costa Smeralda, há cinco anos. Nos tornamos um exemplo para o setor que já foi replicado por outras empresas. É uma tecnologia segura, confiável e que, atualmente, é a solução mais eficaz e viável para reduzir o impacto ambiental dos navios no porto e no mar”, declarou o presidente global da Costa, Neil Palomba.

Após os testes na água, o navio retornou ao estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, para a conclusão das áreas internas. A primeira viagem do Costa Smeralda parte de Savona, na Itália, no dia 21 de dezembro. O itinerário, que será repetido até 16 de maio de 2020, inclui Marselha, na França, Barcelona e Palma de Maiorca, na Espanha, e Civitavecchia e La Spezia, na Itália.

Ainda em termos ecológicos, o navio pode produzir diariamente a água necessária para o uso interno, convertendo-a diretamente do mar, e também está apto para recuperar o calor produzido pelos seus motores. Além disso, a forma como o casco do Costa Smeralda foi desenvolvido possibilita a redução do atrito com a água do mar.

Tópicos relacionados