Movida

Juliana Monaco   |   09/01/2020 18:25

Porto de Santos já pode receber cadastro migratório em QR Code

A Polícia Federal lançou um guia ilustrado que explica como fazer o Pré-Cadastro Migratório e levá-lo preenchido em formato de QR Code no Porto de Santos (SP).


PxHere
O QR Code já poderá ser utilizado nos embarques do próximo domingo (12), no Porto de Santos
O QR Code já poderá ser utilizado nos embarques do próximo domingo (12), no Porto de Santos
Visando tornar os embarques e desembarques mais rápidos, a Polícia Federal, em parceria com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), a Costa Cruzeiros, a MSC Cruzeiros e a Pullmantur, lançou um guia ilustrado que explica como fazer o Pré-Cadastro Migratório - disponível no site da PF - e levá-lo preenchido em formato de QR Code ou impresso. A iniciativa já poderá ser utilizada nos embarques do próximo domingo (12). Por enquanto, a ação é destinada apenas ao Porto de Santos (SP), mas o plano é estendê-la para todo o Brasil, gradativamente.

"Uma viagem tranquila e bem-sucedida começa com um bom planejamento e organização, e isso também envolve a documentação necessária para o embarque. Acreditamos que esse Guia facilita e estimula as pessoas a usarem essa tecnologia simples e eficaz, que está disponível a todos. Ter o documento preenchido e o QR Code gerado no próprio celular, ou até impresso, com certeza vai gerar uma economia significativa de tempo, que poderá ser aproveitado melhor entre todos os atrativos que uma viagem de navio proporciona", afirma o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.

O uso do QR Code, no entanto, não dispensa a necessidade de levar o passaporte ou RG originais emitidos nos últimos dez anos. É importante lembrar ainda que pré-cadastroo deve ser feito com, no máximo, dois dias de antecedência do embarque. Menores de 18 anos continuam com as exigências de autorizações e documentos que devem ser apresentados aos agentes da Polícia Federal.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias