Movida

Victor Fernandes   |   02/07/2020 14:50

União Europeia estabelece diretrizes para retomada de cruzeiros

As diretrizes incluem separação a bordo por faixa etária, capacidade reduzida e testes para covid-19.

Divulgação
A União Europeia divulgou diretrizes para a retomada de cruzeiros, incluindo separação a bordo por faixa etária, capacidade reduzida e testes de todos os passageiros para covid-19. A UE disse que as companhias devem ter um plano de contingência para um surto de covid-19 a bordo estabelecido e por escrito, e devem providenciar tratamento médico necessário, repatriamento e quarentena para qualquer passageiro ou tripulante que entre em contato com uma pessoa infectada.

De acordo com o portal Travel Weekly, o documento pede que passageiros de grupos de alto risco (como aqueles com 65 anos ou mais) consultem um médico para avaliar sua aptidão para viajar antes do cruzeiro. Além disso, as orientações sugerem que as atividades e serviços a bordo dos navios de cruzeiro sejam "organizados de acordo com a faixa etária, para que os indivíduos mais velhos sejam separados de outras faixas etárias". Isso também se aplica aos membros da tripulação, com a sugestão de que aqueles em grupos de alto risco possam trabalhar em posições onde há pouca ou nenhuma interação com os outros.

As diretrizes dizem que "as linhas de cruzeiro podem considerar" testar todos os passageiros para covid-19 antes do embarque e realizar monitoramento de saúde rotineiro, incluindo testes para covid-19, para toda a tripulação. A UE recomenda capacidade a bordo reduzida para permitir o distanciamento físico e a quarentena de passageiros e tripulação, caso haja necessidade. Também recomenda que as linhas de cruzeiro comecem com viagens curtas (três a sete dias) ao retornar ao serviço, talvez limitando o número de visitas ao porto.

As medidas de higiene devem incluir o uso de máscaras faciais pelos passageiros e pela tripulação, a eliminação do aperto de mão e a presença de estações de desinfecção das mãos em todo o navio. A orientação também exige que a ventilação forneça o máximo de ar externo possível.

As cabines dos navios de cruzeiro não devem ter nenhum item que não possa ser limpo e desinfetado, como menus, revistas, embalagens de café ou chá e produtos de minibar. A UE sugere que uma tampa descartável seja colocada nos controles remotos para facilitar a desinfecção adequada, a menos que possam ser adequadamente limpos.

As orientações se estendem a excursões em terra, com a UE sugerindo que os operadores turísticos implementem o distanciamento físico e sigam os protocolos de limpeza e desinfecção.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias