Filip Calixto   |   25/06/2021 10:44   |   Atualizada em 25/06/2021 10:52

NCL fortalece ações sustentáveis com criação de novo programa

A NCL criou uma cadeia de ações que visam a preservação do meio ambiente no longo prazo


Além das ações em andamento para reduzir sua taxa de emissões, a empresa se comprometeu a compensar o equivalente a três milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono em três anos
Além das ações em andamento para reduzir sua taxa de emissões, a empresa se comprometeu a compensar o equivalente a três milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono em três anos
A Norwegian Cruise Line Holdings, companhia que detém as marcas de cruzeiros Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises, anunciou a criação de um projeto de preservação ambiental e sustentabilidade de longo prazo. O programa tem como ponto principal uma sequência de metas elaboradas para alcançar a neutralidade de carbono por meio da redução da intensidade do carbono, identificando e investindo em tecnologia, incluindo a exploração de combustíveis alternativos e implementação de um programa voluntário de compensação de carbono.

Além de iniciativas em andamento para reduzir sua taxa de emissões, a empresa se comprometeu a compensar o equivalente a três milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono (MTCO2e) ao longo de um período de três anos começando em 2021 para ajudar a preencher a lacuna em seus esforços de descarbonização até que uma nova tecnologia se torne acessível. Como parte do Sail & Sustain, programa de sustentabilidade global da empresa, o combate às mudanças climáticas é um objetivo concreto e a companhia já assinou o compromisso histórico da Clia (Cruise Lines International Association) para reduzir a taxa de emissões de carbono em 40% em toda a indústria até 2030 a partir de uma linha de base de 2008.

“Levamos as mudanças climáticas muito a sério e desenvolvemos de forma proativa uma estratégia de longo prazo com meta ambiciosa de alcançar a neutralidade de carbono por meio de três áreas de ação, incluindo redução da intensidade de carbono, identificação e investimento em tecnologia e implementação de um programa de compensação de carbono”, resume o presidente e CEO da Norwegian Cruise Line Holdings, Frank Del Rio. “Nosso compromisso de comprar três milhões de toneladas métricas de créditos de carbono é um passo mensurável nas reduções de emissões de curto prazo que nos permite agir hoje e ajuda a preencher a lacuna em nossos esforços de descarbonização enquanto nos preparamos para um futuro de baixo carbono ”, completou.

De acordo com o executivo, o programa de sustentabilidade da empresa está centrado na geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

PILARES
A estratégia já montada pela NCL Hondings para o assunto impacto climático no longo prazo pode ser resumida e três pilares. São eles:

1. Reduzir a intensidade do carbono
Segundo explicam os gestores, a empresa busca continuamente oportunidades para reduzir sua pegada geral, minimizando o consumo de combustível e aumentando a eficiência energética. Os investimentos contínuos em sistemas e tecnologias resultaram em redução do consumo de combustível por dia de aproximadamente 17% de 2008 a 2019 para toda a frota de 28 navios.

Além disso, a empresa atingiu redução estimada de aproximadamente 14% nas emissões de CO2 por dia em toda a sua frota entre 2015 e 2019. À medida que nove novos e mais eficientes navios em termos de combustível são introduzidos na frota até 2027, esta taxa deverá diminuir ainda mais.

2. Investir em tecnologia e explorar combustíveis alternativos.
A empresa fez parceria com a Clia e outras organizações marítimas para propor o estabelecimento de um fundo colaborativo de pesquisa e desenvolvimento de navegação dedicado ao objetivo final de eliminar as emissões de CO2 do transporte marítimo internacional. Se aprovado, o financiamento viria de uma contribuição por tonelada de combustível naval adquirido para consumo e deve chegar a US$ 5 bilhões em um período de dez anos.

Esses fundos serão usados para financiar o desenvolvimento de combustíveis com GEE (gás de efeito estufa) zero ou quase zero e tecnologias de propulsão.

3. Implementar Programa Voluntário de Compensação de Carbono.
A empresa anunciou seu compromisso de comprar créditos de carbono para compensar três milhões de toneladas métricas (MTCO2) e ao longo de um período de três anos para ajudar a preencher a lacuna nos esforços de descarbonização até que uma nova tecnologia esteja disponível. Espera-se que as compras de compensação aumentem nos próximos anos para atingir a meta de neutralidade de carbono.

A empresa tem um forte enfoque na abordagem das mudanças climáticas e tem parceria com Clia, governos nacionais e internacionais e organizações não governamentais (ONGs) para contribuir com os esforços globais de combate às mudanças climáticas. As principais iniciativas incluem a participação da companhia no compromisso histórico da Clia para reduzir em 40% a taxa de emissões de carbono em todo o setor até 2030, que foi criado como o primeiro passo para contribuir com a visão da Organização Marítima Internacional (IMO) de uma indústria de transporte marítimo livre de carbono até o final do século.

Tópicos relacionados