Victor Fernandes   |   24/09/2021 16:26

Royal Caribbean construirá terminal em Ravenna, na Itália

Armadora ganhou concurso para construir e operar espaço no Porto Corsini

Divulgação
A Royal Caribbean ganhou concurso para construir e operar um terminal de cruzeiros no Porto Corsini
A Royal Caribbean ganhou concurso para construir e operar um terminal de cruzeiros no Porto Corsini
A Autoridade Portuária de Ravenna, na Itália, declarou a Royal Caribbean Cruises, subsidiária do Royal Caribbean Group, como vencedora do concurso para a construção de um novo terminal de cruzeiros e a concessão das suas operações de cruzeiros no Porto Corsini.

Isso conclui um processo de proposta que começou no verão de 2020, quando a Royal Caribbean apresentou uma opção de parceria público-privada para desenvolver o Porto de Ravenna. A Autoridade Portuária está comprometida com a grande revitalização de suas instalações de cruzeiros, que incluem uma transformação da orla do Porto Corsini com um novo terminal que será integrado ao ambiente natural da cidade litorânea. O empreendimento complementará o novo projeto de espaço verde do Parque das Dunas da Autoridade Portuária.

Após a conclusão na primavera de 2024, a transformação do projeto posicionará o porto de Ravenna como um porto doméstico de classe mundial para os navios de cruzeiro começarem e terminar seus itinerários de cruzeiro e não apenas como um porto de escala. Quando o terminal estiver totalmente operacional, o número total de passageiros deverá aumentar para mais de 300 mil por ano, a maioria dos quais iniciará e terminará seus cruzeiros em Ravenna. Com acesso conveniente aos aeroportos de Bolonha, Forlì, Rimini e à cidade de Veneza, espera-se que o território tenha uma vantagem econômica significativa com os visitantes pré e pós-cruzeiro.

O novo terminal apresentará paisagismo integrado, abrangendo 12 hectares, com espaços verdes públicos, vias para pedestres e ciclistas e áreas de entretenimento para residentes e visitantes. O projeto tem uma abordagem para a sustentabilidade com planos de certificação LEED com foco em água e eficiência energética, produção de energia renovável, reciclagem e gestão de resíduos e fornecimento sustentável de materiais. Além disso, a energia da costa estará disponível nas docas para permitir que os navios no porto desliguem seus motores.

DADOS DA CONSTRUÇÃO

Área de concessão: 22 mil metros quadrados
Área do cais: 8,8 mil metros quadrados
Terminal de cruzeiros:
  • 5 mil metros quadrados
  • Dois andares
  • 10 mil metros quadrados de área interna total
  • Espaço de atracação para dois navios ao mesmo tempo
Passarela Elevada:
  • 250 metros de comprimento
  • 6 metros de largura
  • 8 metros de altura (no piso da passarela)
Pontes de embarque móveis: 3
Duração da concessão: 33 anos
Valor total do investimento: 27 milhões de euros ou US$ 32 milhões (6 milhões de euros ou US$ 7 milhões financiado pela Autoridade Portuária)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS