Da Redação   |   10/12/2021 16:00
Atualizada em 10/12/2021 16:01

Setor de cruzeiros: presente e futuro, por Marco Ferraz

Ferraz fala sobre o cenário de retomada de cruzeiros no Brasil e faz projeções para os próximos anos


PANROTAS / Emerson Souza
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil
Em artigo, o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, analisa o atual cenário de retomada da temporada 2021/2022 de cruzeiros no Brasil e faz projeções otimistas para o setor nos próximos anos. Para Ferraz, os cruzeiros estão prontos para voltar à ativa seguindo todos os protocolos de saúde e cuidados necessários para manter os cruzeiristas seguros. Além de ressaltar o impacto positivo que o retorno de cruzeiros no Brasil gera na economia, criando postos de trabalho para milhares de pessoas.

Confira o artigo na íntegra:

"Setor de cruzeiros: presente e futuro

Enquanto escrevo este artigo, mais de 3,5 milhões de pessoas já voltaram a navegar pelo mundo. São mais de 200 navios em operação, em mais de 50 países que já se abriram para os cruzeiros. E esse número cresce a todo instante.

Essa é a realidade do nosso setor. Desde o dia 5 de novembro, essa também passou a ser a realidade do Brasil, com o MSC Preziosa estreando em águas nacionais, saindo de Santos (SP). Agora, mais de 360 mil cruzeiristas brasileiros poderão se juntar aos milhões que já viveram momentos memoráveis pelo mundo, a bordo dos cinco navios que estarão por aqui.

Comemoramos a nossa temporada e os protocolos de alto nível que foram aprovados e estão sendo colocados em prática diariamente. Pudemos acompanhar exemplos práticos vindos de outros países que começaram suas operações há mais tempo e inseri-los na nossa realidade com segurança, sempre cumprindo as exigências das autoridades locais, como a Anvisa, Ministério e Secretarias de Saúde. As pessoas sempre estão em primeiro lugar e sua saúde e segurança são prioridade.

Esse é o nosso presente: uma temporada trabalhada, lapidada, batalhada e viabilizada. Estamos prontos para navegar e muito felizes de acompanhar o retorno dos cruzeiros ao Brasil, tanto pela importância do nosso setor para a economia e para a geração de postos de trabalho, já que cada navio gera cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos, quanto pela oportunidade de oferecer as mesmas experiências únicas que as pessoas apaixonadas por cruzeiros estão acostumadas a vivenciar.

Nesta temporada vigente, já contamos com cinco portos de embarque: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Itajaí e Maceió (este último com um terminal sendo inaugurado). Além dos portos de embarque, temos outros sete destinos de trânsito com roteiros que vão de três a oito noites, e continuamos focados em novos destinos. A temporada 2022/2023 já possui oito navios confirmados. Com isso, alcançaremos os níveis de 2019, apenas uma temporada depois da pandemia. A MSC confirmou cinco navios e a Costa terá três embarcações dedicadas ao Brasil e outros dois navios farão rotas de longo curso que passarão por aqui.

Sonhamos e almejamos uma temporada que dure o ano todo. Para isso, sabemos que uma série de coisas precisarão evoluir conosco, para que o Brasil seja atrativo. Continuamos trabalhando para isso.
Queremos mais e sabemos do nosso enorme potencial a ser explorado. Temos 42 companhias marítimas e todas estão aptas para vir para cá. Até 2027, entrarão em operação 93 novos navios e eles precisarão de destinos. Estamos fazendo nosso trabalho que o Brasil seja um candidato para recebê-los, se possível, e assim ampliar a oferta para os cruzeiristas brasileiros.

Nosso presente e nosso futuro também são pautados pela responsabilidade ambiental. Embora os cruzeiros tenham sido um dos setores mais afetados pela pandemia, as companhias continuam se destacando no desafio de desenvolver novas tecnologias ambientais que beneficiem toda a indústria de navegação e mais de 23,5 bilhões de dólares estão sendo investidos nisso.

De acordo com um recente estudo lançado pela Clia Global, os membros da entidade têm a meta de reduzir as emissões de carbono em 40%, até 2030, e zerá-las até o ano de 2050. Além disso, quatro navios movidos a GNL (gás natural liquefeito) foram lançados recentemente e outras 22 embarcações foram pedidas ou estão em construção.

No nosso setor, presente e futuro estão juntos. Nossas estratégias seguem lado a lado com o nosso compromisso com as pessoas, com o meio ambiente, com os tripulantes e com a nossa comunidade, que engloba também os agentes de viagens, responsáveis por cerca de 90% das vendas de cruzeiros no Brasil.

Seguimos juntos nessa travessia, sempre em busca das melhores oportunidades. Vocês, consultores de viagens, são o nosso cartão de visitas para os cruzeiristas. Trabalhamos sempre para ser o melhor produto na sua prateleira. Estamos mais do que prontos para navegar. Estamos prontos para ir ainda mais longe."


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