Da Redação   |   08/04/2022 15:24
Atualizada em 08/04/2022 15:26

Costa ressalta a importância de Itajaí (SC) para a indústria

Costa Diadema é o maior navio de cruzeiro da história a atracar no porto de Santa Catarina

Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS

ITAJAÍ (SC) - Nesta sexta-feira (8), a Costa Cruzeiros realiza uma cerimônia de agradecimento ao Estado de Santa Catarina. Atracado em Itajaí, o Costa Diadema é o maior de cruzeiro da história do porto, e a Costa é a única companhia a operar no local nesta temporada. A ocasião é o Costa Weekend, ação da companhia com alguns dos principais parceiros agentes de viagens no Brasil, a bordo do Costa Diadema.

Divulgação
Ruy Ribeiro, da Costa Cruzeiros
Ruy Ribeiro, da Costa Cruzeiros
Itajaí entrou nesta temporada e foi um grande sucesso a inserção deste porto para atender o mercado do Sul do Brasil. E esse sucesso foi tão grande que ele se refletiu para a próxima temporada. Então, em 2022/2023 teremos paradas e embarques em Itajaí. Fomos a única companhia com porto de embarque em Itajaí, e a cidade catarinense veio para ficar no nosso itinerário”, conta o diretor comercial da empresa marítima, Ruy Ribeiro.

O executivo acrescenta que a Costa Cruzeiros quebrou dois recordes no porto itajaiense. "Quando o Costa Fascinosa passou lá, foi o maior navio naquele porto, e, na sequência, o Costa Diadema superou o recorde que já era nosso", afirma Ribeiro, revelando ainda que a demanda local superou as expectativas da companhia.

"Apesar da paralisação da pandemia, ficamos contentes com os resultados. Itajaí é porto central para todo o Sul do País, que para nós é uma região muito importante. É por isso que vamos seguir lá. Temos parceiros na região e ao longo da pandemia fizemos treinamentos on-line e estreitamos relacionamento com eles. Estamos muito contentes por reencontrar com esses mais de 400 agentes para mostrar nosso produto", completa o executivo.

Para o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, Itajaí é importante porque a cidade adiciona um porto de embarque a mais no Brasil, para um grande mercado consumidor. Ao lado de Santos (SP), Rio de Janeiro e Salvador, com a adição do espaço catarinense e o de Maceió, o País passa a contar com cinco portos de embarque.

“E tem também o que chamamos de homeport, que é quando as pessoas da região conseguem ir de carro, ou de ônibus, para o porto de embarque, como é feito em Miami e Fort Lauderdale (EUA). Se hospedam, consomem, conhecem a região e isso é muito importante para o impacto econômico e social na região. Então, Itajaí para nós está sendo um belo porto de embarque e também de trânsito. Além disso, a partir da temporada que vem, o destino volta a operar o Sul, ou seja, a Argentina e Uruguai. Conseguimos fazer a alfândega e a imigração aqui e, com isso, podemos trazer argentinos e uruguaios e levar brasileiros para estes países também", explica.

Divulgação
Marco Ferraz, da Clia Brasil
Marco Ferraz, da Clia Brasil
De acordo com Ferraz, a próxima temporada terá oito navios, com dois deles fazendo escala em Itajaí, mostrando a importância deste porto. A associação também está discutindo um destino novo, Penha, onde está localizado o Beto Carrero World, que se tornaria, assim, um destino favorável de trânsito para famílias.

SANTA CATARINA
Para a temporada 2022/2023, o Estado de Santa Catarina seguirá como prioridade para a companhia. Entre dezembro de 2022 e abril do ano que vem, o Costa Favolosa terá embarques dedicados em Itajaí para roteiros de sete noites, visitando Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.

Já Balneário Camboriú e Porto Belo estão nos itinerários de minicruzeiros de três, quatro e cinco noites, também do Costa Favolosa, com embarque em Santos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11169 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS