Filip Calixto   |   14/09/2022 17:18
Atualizada em 14/09/2022 17:27

Veja destinos e atrações para a próxima temporada de cruzeiros

Fórum Clia conta como as cidades se prepararam para receber os cruzeiros


PANROTAS / Filip Calixto
O painel sobre destinos reuniu cinco secretários e um representante do MTur
O painel sobre destinos reuniu cinco secretários e um representante do MTur
BRASÍLIA (DF) – O painel Destinos, Atrações e Receptividade trouxe ao palco do Fórum Clia Brasil 2022 representantes de destinos que recebem cruzeiros na próxima temporada. Cada um deles deu um panorama da cidade e todos eles responderam a uma pergunta fundamental feita pelo mediador do painel, André Coutinho: o seu destino está preparado para receber a temporada de cruzeiros?

Itajaí
Representante da região Sul no painel, o secretário de Turismo de Itajaí (SC), Evandro Neiva, começou lembrando que a cidade catarinense foi a primeira do Brasil a ter um píer exclusivamente dedicado a navios de passageiros. Ele também recordou que apesar do histórico longo com cruzeiros, a cidade deixou de receber cruzeiristas por um tempo e voltou mais profissional e preparada.

"Estamos buscando melhorar a experiência do passageiro em todos os sentidos", afirmou o secretário, que ainda revelou que a cidade agora busca um reconhecimento alfandegário para seu centro de eventos.

PANROTAS / Filip Calixto
Evandro Neiva, secretário de Turismo de Itajaí, e Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia
Evandro Neiva, secretário de Turismo de Itajaí, e Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia
Bahia
O secretário estadual de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, começou sua fala exaltando os dois portos baianos que já estão preparados para receber navios de cruzeiros: Salvador e Ilhéus. Há, no entanto, segundo o gestor, outras cidades com potencial e planos para receber navios de turistas. Algumas delas são Itaparica, Morro de São Paulo, Barra Grande e Porto Seguro.

"A Bahia está pronta para a retomada de cruzeiros marítimos e reforçamos que essa é uma atividade muito importante pois se reverte em um potencial muito grande para o Estado desenvolver outras atividades turísticas", afirmou Bacelar.

PANROTAS / Filip Calixto
Selly Storino, secretária de Turismo de Santos, e Maycon Siqueira, subsecretário de Turismo de Búzios
Selly Storino, secretária de Turismo de Santos, e Maycon Siqueira, subsecretário de Turismo de Búzios
Santos
Cidade que tem o maior terminal portuário do Brasil, Santos também se preparou para a próxima temporada de navegação. De acordo com a secretária de Turismo santista, Selly Storino, a cidade tem trabalhado na criação de roteiros que servirão de atração para os viajantes em suas paradas de navio na cidade. "São roteiros criativos que apresentam a esse visitante nosso centro histórico, o artesanato local e o Turismo de base comunitária", informa a secretária.

Selley reforçou as ações de revitalização do centro histórico em obras que tem sido realizadas pela prefeitura.

Ilhabela
Ainda no litoral paulista, a secretária de Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, ressaltou o caráter ecoturístico do destino e lembrou que 94% do local ainda é de mata atlântica primitiva.

PANROTAS / Filip Calixto
Luciane Leite, secretária de Turismo de Ilhabela
Luciane Leite, secretária de Turismo de Ilhabela
Luciane também destacou que a cidade tem a segurança pública como um bom predicado. "É um destino muito seguro, que tem o trabalho nesse sentido facilitado por ser uma ilha", aponta.

Búzios
Falando sobre Búzios, o subsecretário de Turismo da cidade, Maycon Siqueira, lembrou de uma peculiaridade do destino: um único píer dividido para os navios de cruzeiros e pescadores locais. "Foi um impasse que já conseguimos resolver de maneira a dar tranquilidade para os turistas e para os pescadores", informa.

"Estamos investindo agora em infraestrutura, tanto no acesso à cidade como para as chegadas de cruzeiristas", acrescenta.

MTur
Heitor Kadri, secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, foi o outro participante do painel. Ele falou sobre a função da secretaria recém-criada e lembrou que o departamento foi idealizado para trabalhar no ambiente de negócios, além de trazer investimentos para o Brasil e desatrapalhar a atividade unindo atores para trabalhar em uma única direção.

PANROTAS / Filip Calixto
Heitor Kadri, secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo
Heitor Kadri, secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo
O painel de destinos deu sequência ao debate sobre portos, que também abordou o preparo dessas estruturas para a temporada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7162 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!